Como Logar?

14/06/2018
Reunião do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde é realizada na IMED

Por: Daniel Santos

Reunidos na IMED, profissionais da saúde que atuam em Passo Fundo junto ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) discutiram na manhã desta quarta-feira (13) a integração das instituições de ensino com a secretaria municipal de saúde para a qualificação da atenção pré-natal no município.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da IMED, professor Luiz Arthur Rosa Filho, são cinco unidades de saúde utilizadas por meio deste contrato pela IMED na região da grande São Cristóvão. “As instituições de ensino contribuem efetivamente com a promoção da saúde pública na cidade. Foi acertado na reunião que faremos um levantamento da situação atual do complexo materno infantil de Passo Fundo, que envolve as gestantes e crianças com até um ano de vida. Iremos identificar pólos de qualidade e deficiências”, explica o professor.

Para Tatiana Both, coordenadora do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro - que oferece atenção integral à saúde da mãe e do bebê até seu primeiro ano de vida, a ação proposta pelo grupo é extremante importante, pois a linha de cuidado materno-infantil contribui para o desenvolvimento saudável da criança. “Ter a parceria das instituições de ensino superior agrega na qualificação do cuidado. Assim, temos investimento em pesquisa, trazendo como resultado um diagnóstico mais apropriado, gerando as condições para operarmos de forma mais assertiva. A capacitação das equipes com novas tecnologias de trabalho amplia os leques de intervenções. Espera-se dessa maneira, potencializar as ações para diminuição da mortalidade infantil”, enfatiza.

A secretaria adjunta de saúde de Passo Fundo, Eliana Bortolon, que também é mestranda em Psicologia pela IMED, enfatiza que é importante aproximar o meio acadêmico das necessidades da população. “A importância dessa aproximação está na via de mão dupla a que ela serve. Para as instituições de ensino, na melhoria da qualidade da formação para o trabalho oferecido e para a população, na melhoria do atendimento que recebe, além do incremento dos aspectos preventivos e multidisciplinares”, explica.

A IMED foi representada no encontro pelos professores Muriane Zimmer e Vanessa Ilha, do curso de Psicologia, Luiz Arthur Rosa Filho e Caroline Cálice, ambos do curso de medicina.

COAPES

Firmado em 2017, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) reforça o uso de todas as unidades de saúde como potenciais locais de ensino e, também, para capacitação dos servidores públicos em uma lógica de educação permanente. A ação promove o fortalecimento da integração com as seguintes entidades: FASURGS, IMED, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Hospital da Cidade e Hospital São Vicente de Paulo, além da comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Passo Fundo.