Por: Daniel Santos
Tweet (De maneira resumida, é a aplicação das tecnologias no meio jurídico
A Inteligência Artificial (IA) pode ser entendida de uma forma simples como a capacidade de um programa computacional reproduzir alguma atividade humana. O uso da IA pode ser problematizada por duas perspectivas: o Direito na IA e a IA no Direito.
De acordo com o professor do Mestrado em Direito da IMED, Fausto Santos de Morais, como Direito na IA está o problema da manipulação comportamental através das plataformas sociais, algo que vem exigindo uma resposta jurídica eficiente. De outro lado, sob a noção de IA no Direito, o constante processo de automação das tarefas jurídicas, inclusive de apoio à decisão judicial devem ser destacadas.
“A justiça brasileira vem investindo em pesquisa aplicada ao Poder Judiciário para o desenvolvimento de programas que possam auxiliar na realização de tarefas rotineiras bem como apoiar o ato de tomada de decisão jurídica. São exemplos dessa ordem os programas Victor (STF) e Radar (TJMG)”, comenta o professor.
Acompanhe a entrevista com o professor Fausto:
O uso da IA no Direito pode incrementar, por exemplo, a coerência nas decisões judiciais bem como a celeridade na prestação jurisdicional. No ano 2020 constitui um grupo de pesquisadores que desenvolveu uma IA capaz de classificar petições iniciais digitalizadas e classificá-las a um tema repetitivo. Seu nome é Híbrida. Ela permite ao Poder Judiciário, por exemplo, já saber quais os encaminhamentos devem ser realizados com aquele processo bem como garante uma maior segurança informacional.
Um dos principais objetos de estudo do ponto de vista ético sobre essa temática é como garantir o funcionamento da IA sem que seja viciada ou enviesada (biased). O grande caso foi a utilização nos EUA do programa COMPAS. Tal programa discriminada a população negra e pobre no momento de apreciação da possibilidade de liberdade condicional.
Como a IA está presente cada vez mais no nosso dia a dia, o tema vem sendo abordado de diversas maneiras. Exemplos como o limite da vigilância social, a disseminação de Fake News, a moderação de conteúdos pelas plataformas sociais e a coleta e compartilhamento de dados pessoais de forma ilegal acabam se relacionando diretamente com o uso da IA.
4
mar
Pesquisa desenvolvida na IMED tem o intuito de elaborar estratégias e planos seguros para agilizar esse processo, que na maioria das vezes, esbarra no excesso de burocracia
3
mar
Estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio público e formados no último ano podem concorrer a formação online na área da Ciência da Computação
2
mar
Centro de Tecnologia e Inovação em Odontologia será o novo ambiente de imersão no fluxo digital para alunos de graduação e pós-graduações
26
fev
Organizar-se para o retorno das aulas, tanto de forma online quanto presencial, pode influenciar e muito o seu rendimento acadêmico no decorrer do semestre