07/11/2019
Prova para o Processo Seletivo 2020/1 da IMED acontece neste sábado

Por: Karen Vidaleti

Aplicação da prova terá início às 8h30, com duração de, no máximo, quatro horas

Neste sábado (9), a IMED abre as portas dos campi Passo Fundo e Porto Alegre para os candidatos ao Processo Seletivo 2020/1, que buscam, por meio da realização de prova, uma vaga dentre os 14 cursos de graduação oferecidos pela Instituição. A aplicação da prova - nos formatos objetivo e dissertativo - terá início às 8h30 em ambos os campi.

Em Passo Fundo, são ofertadas 1.062 vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia. Já em Porto Alegre são disponibilizadas 390 vagas para os cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia.

Aprendizagem ativa, empreendedorismo e ensino híbrido são os pilares que baseiam os currículos dos cursos oferecidos pela Instituição. “A metodologia focada nas competências do futuro, a proximidade na relação entre aluno e professor e a conexão direta com o mercado, aliados a um ambiente seguro, acolhedor e inovador, fazem da IMED a escolha certa para quem quer se desenvolver profissionalmente e abrir caminhos para uma carreira transformadora”, afirma o Diretor da IMED Campus Porto Alegre, professor Marc Deitos.

Prova

No momento da inscrição no Processo Seletivo, os estudantes puderam escolher entre realizar a prova ou concorrer com a sua nota do ENEM. Para quem optou pela primeira opção, o teste será composto por 58 questões objetivas - Língua Portuguesa (08 questões), Literatura Brasileira (06), Língua Inglesa (06), História (06), Geografia (06), Matemática (08), Biologia (06), Química (06), e Física (06) - e  redação.

A aplicação da prova se iniciará às 8h30 de sábado, encerrando-se às 12h30. Os candidatos terão um total de quatro horas para realizar o exame e somente poderão deixar a sala após transcorrida uma hora do horário de início. Para a realização da prova, é preciso estar munido de documento de identificação com foto e caneta de tubo transparente com tinta de cor azul ou preta.

Nota do ENEM

Quem optou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisou informar o ano de realização da prova correspondente a nota que deseja utilizar para concorrer a uma vaga. Ao escolher essa modalidade, o estudante fica dispensado de realizar a prova presencial. O uso da nota do ENEM é a única forma de ingresso para os candidatos ao curso de Medicina.

Próximas etapas

09/11/2019 (12h45) - Divulgação do gabarito da prova

11/11/2019 (10h) - Divulgação da lista de convocados

12 a 16/11/2019 - Matrículas dos convocados na primeira chamada

18/11/2019 - Divulgação da segunda chamada

18 e 20/11/2019 - Matrículas dos convocados na segunda chamada

Transferência, ingresso especial e reingresso

Além do ingresso mediante a realização de prova e uso da nota do ENEM, há outras formas de conquistar uma vaga nas graduações da IMED. São elas: transferência, ingresso especial e reingresso. Neste caso, as inscrições visam o preenchimento de vagas remanescentes e podem ser feitas até 13 de março de 2020, conforme disponibilidade de vagas.

A transferência pode ser solicitada por quem já é aluno de alguma outra instituição de Ensino Superior brasileira, a qualquer momento do curso.

A modalidade de ingresso especial oportuniza o ingresso de estudantes que não tenha passado no processo seletivo, quando há disponibilidade de vagas e a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo já se esgotou. Neste caso, é analisado o histórico escolar do aluno, levando em conta seu desempenho no Ensino Médio.

Candidatos já diplomados podem buscar uma vaga por meio de reingresso. Para isso, é preciso apresentar, entre demais documentos, diploma e histórico escolar da graduação.

Para realizar a solicitação da vaga, o candidato deverá realizar a abertura de protocolo na Central de Atendimento da IMED ou através do site seletivo.imed.edu.br.