09/10/2019
Projeto EyeSpace é destaque no Google For Education

Por: Eduarda Ricci Perin

Desenvolvido por aluna de Arquitetura e Urbanismo da IMED, app auxilia na locomoção de Pessoas com Deficiência Visual

O projeto do aplicativo EyeSpace, desenvolvido pela acadêmica Sara De Cesaro do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, em parceria com estudantes de outras instituições do Brasil e dos Estados Unidos, foi destaque no Google For Education. A plataforma compartilha histórias de impacto de pessoas e organizações que inovam no setor da educação.

“Sara Rossato De Cesaro é uma aluna do terceiro ano de arquitetura e urbanismo da Faculdade Meridional Passo Fundo IMED no Brasil. “Através da minha pesquisa na faculdade, eu tive mais contato com pessoas com deficiência visual. Eu percebi as dificuldades que eles tinham ”, diz ela. "Então, quando tive a oportunidade de sugerir um tema para um projeto de hackathon, tive essas pessoas em mente".

De Cesaro reuniu vários estudantes universitários para desenvolver um dispositivo vestível para pessoas com deficiência visual. Ela e sua equipe - Joicy Carvalho, Centro Universitário Patos de Minas (UNIPAM); Felipe das Chagas Silva, Centro Universitário Don Domênico (UNIDON); e Matheus Pereira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - competido no HackLab FNESP em setembro de 2018 em São Paulo.

A equipe desenvolveu um protótipo de óculos especiais conectados a um fone de ouvido e um aplicativo móvel que ajuda os alunos com deficiência visual a navegar nos ambientes da sala de aula.”, divulgou a plataforma.

Em resumo, o aplicativo criado pela estudante da IMED descreve em áudio o que a câmera do celular do usuário está visualizando. “O objetivo é auxiliar na locomoção de Pessoas com Deficiência Visual pelas ruas e ambientes, indicando se há uma obstrução à frente”, explica a aluna. Segundo ela, o aplicativo ainda está em fase de testes para aprimoramento.

Confira na íntegra a matéria divulgada no Google For Education CLICANDO AQUI.