17/10/2018
Projeto #TeuFuturo forma nova turma

Por: Liliana Crivello

O Programa #TeuFuturo, vinculado a escola politécnica da IMED, possui como objetivo oferecer ao estudante de ensino médio conhecimentos básicos para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil. Além disso, possui o intuito de ensinar e demonstrar conceitos da área tecnológica, possibilitando a interação entre ambos.

Neste ano de 2018 o Programa #TeuFuturo chega na sua 6ª edição na área de Ciência da Computação, formando 26 alunos de escolas públicas de Passo Fundo e Região, 15 alunos de Arquitetura e Urbanismo e 17 alunos de Engenharia Civil. A cerimônia de formatura irá ocorrer nesta sexta feira dia 19.10 às 14:00 no Auditório Central. Os estudantes participaram durante seis meses do projeto, totalizando 80 horas de formação.

Desafio Final

No curso de Ciência da Computação os alunos foram instigados a propor um ambiente desafiador, criativo, com empoderamento na clareza e assertividade na apresentação, desenvolvendo o potencial de liderança e o trabalho em equipe, que foram trabalhados durante os meses do projeto.

No desafio final do programa #TeuFuturo, os grupos apresentaram a automação de residências, onde cada grupo propôs soluções eficientes usando os componentes de robótica para desenvolver o planejamento inicial.

Conforme a coordenadora do projeto, Ariane Pazzinatto e a Bolsista do InovaEdu, Julia Teston Machado, cada grupo teve 10 minutos para a apresentação de seus projetos, onde uma banca de professores e profissionais da área, tiveram a oportunidade de visualizar a execução e ao mesmo tempo avaliar os projetos. “Desta apresentação, fica visível no relato dos alunos, que nem toda ideia foi possível ser executada, umas em função de tempo, outras em função de alto nível de complexidade”, apontam.

Para Julia é importante destacar os diferenciais desta edição. “Partimos de um pressuposto de encontrar estratégias para que os alunos não desistissem. E hoje, podemos avaliar que o engajamento foi o principal destaque, pois trabalhamos com um contato muito próximo com os alunos, além disso usamos métodos da Gamificação, Planilha de Feedback”, esclarece.

Ariane aponta as ações para a próxima edição. “O programa passou por alguns ajustes de reestruturação de módulos e execução dos mesmos, para um melhor desempenho/engajamento dos participantes, porém percebeu-se que ainda existe algumas lacunas a serem analisadas para a próxima edição. Acima de tudo pretendemos seguir estabelecendo pontes entre o conhecimento teórico, prático. Intensificar as visitas nas escolas para a divulgação e esclarecimentos de como o programa #TeuFuturo acontece, para aproximar a escola/ professor do processo de formação #TeuFuturo. Oportunizando que cada vez mais alunos conheçam, participem e conhecendo vertentes da área do curso de ciência da computação na prática”, finaliza.

Fotos: Liliana Crivello/IMED