Comunicação

Notícias

VOLTAR
19/10/2018
Projeto #Teu Futuro forma 58 alunos em sua sexta turma

Por: Liliana Crivello

() comentários

O Programa #TeuFuturo, vinculado a Escola Politécnica da IMED ofereceu aos estudantes de ensino médio, conhecimentos básicos para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil.

Neste ano de 2018 o Programa #TeuFuturo chegou na sua 6ª edição e na tarde de sexta-feira (19) realizou a formatura de 58 alunos dos três cursos. Os estudantes participaram durante seis meses do projeto, totalizando 80 horas de formação.

Na abertura da solenidade, o Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari evidenciou para os estudantes, a satisfação que a instituição tem de proporcionar este aprendizado para os jovens. “É motivo de muito orgulho perceber que estamos possibilitando um ingresso no ensino superior para jovens de escolas públicas. Portanto, a IMED está ofertando para todos os alunos concluintes do projeto uma bolsa de 50% de desconto na mensalidade do curso que participaram, pelo período de dois anos”, declara Capellari.

De acordo com a Coordenadora Geral do #TeuFuturo, Dra. Ariane Pazzinatto, o projeto proporciona uma vivência acadêmica aos alunos que ainda estão no ensino médio de escolas públicas. “Sou coordenadora do projeto há seis anos e a cada término de turma vem a satisfação de poder oportunizar para estes alunos de ensino médio, esta vivência, tanto com a instituição de ensino superior, como com professores, com conteúdos que serão vistos depois na graduação de forma mais detalhada. O projeto vem muito mais a entregar do que a receber, porque ele mostra para estes alunos vivências práticas, didáticas, oportunidade de conhecer empresas e vivenciar realmente o que eles vão vir a fazer depois na graduação. Faço um agradecimento especial a todos os professores, alunos e bolsistas que contribuíram apara a realização deste projeto, que não é curto. Foram seis meses gratificantes, pois pudemos ver hoje, no encerramento, a realização dos participantes deste processo na construção do conhecimento. Nosso maior objetivo é oportunizar esta vivência acadêmica aos alunos de ensino médio de escolas públicas”, esclarece.

Para a professora, que representou a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo no evento, Liliany Schramm da Silva Gattermann, o projeto apresentou as noções gerais sobre a profissão e as diversas possibilidades e áreas de atuação do arquiteto e urbanista. "Em nome da Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Eliká Deboni Ceolin, agradecemos o engajamento dos professores envolvidos no projeto da Arquitetura: Amilton Martins, Andrea Mussi, Caliane Almeida, Camila Ricci, Eliká Ceolin, Evandro Soffiatti, Jéssica Portella, Josiane Talamini, Juliano Lima, Mariana Santos e Thaísa Leal, bem como da mestranda Paola Zardo. Um agradecimento especial ao nosso egresso e, agora, aluno do mestrado, Mauricio Marcon, pela sua disponibilidade em falar sobre a sua trajetória acadêmica e profissional. Agradecemos, também, às empresas Exclusive Acabamentos e Una Construtora, que abriram as portas para nos receberem. Por fim, assim como disse aos alunos, foram seis meses muito gratificantes! Continuem sempre perseguindo seus sonhos”, afirma Liliany.

Segundo a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Me. Jéssica Flesch, o #TeuFuturo propicia experimentação e identificação dos alunos com a carreira. “Ver estes alunos concluindo o curso é muito gratificante. Fazendo um comparativo deles na aula inaugural e hoje na formatura fica o sentimento de dever cumprido. De ter auxiliado eles em busca da futura profissão. Os familiares e amigos eram só orgulho e com razão, nenhum deles veio por obrigação e sim pela busca de um futuro melhor. É só o começo, mas eles sabem que podem contar conosco sempre”, enfatiza Jéssica.

Conforme o Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Me. Marcos Roberto dos Santos, o aluno aprende a construir jogos e a criar aplicativos de celular, conectando tudo isso à robótica de forma prática e divertida, desenvolvendo o lado empreendedor. “Falar do projeto #TeuFuturo é algo interessante porque ele tem uma importância gigantesca na vida destes jovens. Quando os alunos estão terminando o segundo grau, acredito que na cabeça deles deve passar um milhão de possibilidades, ainda mais num mundo de constantes mudanças como nos tempos de hoje. Então quando paro para pensar a importância do projeto, fico correlacionando com o momento da vida que estes jovens estão vivendo, eles têm que tomar uma decisão de escolher um curso de ensino superior e que vai impactar o restante da vida deles. E nada melhor do que poderem experimentar um pouquinho de cada um dos cursos e assim terem o ideal de escolher um curso em que eles se adaptem, que eles curtam, que esteja no DNA deles. O Projeto #TeuFuturo é extremamente importante para isso, porque entra e é desenvolvido na vida destes jovens num momento em que eles têm que tomar uma decisão muito difícil, e o #TeuFuturo ajuda eles a escolherem este futuro de maneira muito mais assertiva”, aponta Marcos.

 

#Teu Futuro

Os jovens participantes do projeto são mobilizados nas escolas e convidados a participar de uma formação. Ao final da formação destes alunos, é aplicada uma prova de certificação, todos participantes recebem diploma, participam da formatura e são encaminhados para empresas como estagiários. As empresas parceiras entrevistam os participantes, e ao escolher, tem responsabilidade de oferecer uma bolsa de 50% da graduação por 12 meses, além de bolsa auxílio em dinheiro. Esse participante será acompanhado por responsável na empresa e um professor tutor durante toda a graduação, com isso o estudante recebe uma grande oportunidade de carreira e acompanhamento constante.

 

Fotos: Liliana Crivello/IMED

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia