Comunicação

Notícias

VOLTAR
11/03/2019
Programa #TeuFuturo oportuniza a estudantes do ensino médio o contato com realidade profissional

Por: Francine Tiecher

() comentários

Iniciativa da IMED está em seu 6º ano, e em 2019 traz como novidade atividades na área de Administração

 

Pelo sexto ano consecutivo, a IMED, juntamente com os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Civil é parceira no Programa #TeuFuturo, que atende jovens de ensino médio e técnico de Passo Fundo e Região. Em 2019, a iniciativa traz uma novidade: a oferta de atividades na área de Administração, buscando incentivar a formação de futuros empreendedores.

Os participantes do projeto são mobilizados nas escolas públicas e privadas, e convidados a participar de uma formação de 80 horas em suas respectivas áreas de interesse. Em Arquitetura e Urbanismo, são desenvolvidas oficinas de desenho e representação, técnicas e materiais, projeto e tecnologia.

Já na área de Ciência da Computação, os alunos aprendem a desenvolver jogos e aplicativos, além de adquirir conhecimentos em robótica. Para os participantes do módulo de Engenharia Civil, são apresentados conceitos teóricos e realizada a prática em desenho técnico e maquetaria, técnicas construtivas, orçamentos quantitativos e empreendedorismo.

Nesta formação na área de Administração, os alunos aprenderão a gerenciar e potencializar as redes sociais, assim como, entender mais sobre o fascinante mundo das Startups. Além disso, entre os temas abordados estão Marketing Digital, negociação, dinheiro e carreira.

Além da formação específica em cada uma das áreas, também é proporcionado um módulo de empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal na carreira a seguir, de forma gratuita.

De acordo com a Coordenadora geral do Programa, Me. Ariane Mileidi Pazinato, a IMED oportuniza aos alunos do ensino médio, vivenciar a prática das profissões. “O #teufuturo inicia todo o processo de construção e vivência com estes alunos de ensino médio, pois oferece a eles uma experiência inicial nas futuras carreiras de escolha, para que eles possam se experimentar e se aventurar nestas áreas antes mesmo de iniciar uma graduação”, destaca.

Ao final da formação, todos os participantes recebem certificado do Projeto. Para os alunos que desejarem continuar a carreira acadêmica e profissional na área, são aplicadas avaliações por profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching, e posteriormente a isso são encaminhados para possíveis estágios em empresas parceiras da iniciativa. Os alunos selecionados pelas empresas recebem uma bolsa de graduação por 12 meses, com a possibilidade de efetivação do contrato após o termino deste estágio inicial.

A aluna Isaura Koch, que estudava na Escola Protásio Alves, participou do #TeuFuturo na área de Ciência da Computação, e hoje realiza sua graduação na área, após ganhar bolsa para graduação de 50%. Ela explica quais foram os principais ensinamentos e no que participar da iniciativa contribuiu para sua escolha profissional. “Resolvi participar do programa Teu Futuro devido ao interesse que já tinha pela área da tecnologia, e por conta da minha vontade de aprender mais sobre a mesma. Logo nas primeiras aulas vi que o projeto seria muito proveitoso, apesar nem ter ideia dos inúmeros benefícios que ele me traria. Os professores sempre foram muito atenciosos, disponibilizando-se para resolver dúvidas e ajudar no que fosse necessário. Todas as aulas do projeto eram baseadas em prática, o que dinamizava muito a aprendizagem, as visitas as empresas foram de extrema importância pois possibilitaram conhecer os ambientes de trabalho da área, e além de tudo isso a abertura dada aos alunos do projeto à eventos da faculdade (como hackathons, palestras, hackdays) foi importantíssima, e tornou possível adquirir ainda mais conhecimento. O projeto me proporcionou uma visão mais ampla sobre a área na qual eu pretendia atuar, e foi crucial na hora de decidir definitivamente meu curso e a instituição á cursá-lo. Graças ao Teu Futuro consegui uma vaga de emprego na área de tecnologia antes mesmo de começar a graduação, uma bolsa 50% disponibilizada pela IMED aos alunos do Projeto, e um crescimento pessoal imenso. Minha dica para quem está pensando em participar do Teu Futuro, é que entre no projeto, mas que entre e envolva-se de verdade, saia da sua zona de conforto, se dedique ao máximo em todas as atividades, participe de todos os eventos aos quais for convidado, não falte nenhuma aula, seja participativo e principalmente não desista. O que vai fazer você se tornar um ótimo aluno e abrir inúmeras portas para você é o tamanho do seu esforço e vontade de aprender cada vez mais”, frisa Isaura.

Cerca de 260 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, dos municípios de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Tapejara já participaram do projeto.

O projeto tem como principal objetivo aproximar a IMED das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.

As inscrições estarão disponíveis no SITE a partir da próxima sexta-feira (15/03).

Informações podem ser obtidas no site do programa (teufuturo.imed.edu.br), pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3045-9075.

 

Fotos: Liliana Crivello / Comunicação IMED

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia