Comunicação

Notícias

VOLTAR
16/09/2020
Programa #TeuFuturo dá início às atividades de 2020

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Na última terça-feira (15), os 40 alunos aprovados no processo seletivo participaram da atividade de integração

Iniciaram nesta semana as atividades do Programa #TeuFuturo em edição totalmente online. Através da plataforma ZOOM, o primeiro encontro teve 100% de presença. Nele, os 40 alunos aprovados no processo seletivo tiveram contato com as  atividades, plataformas utilizadas e desafios. Ainda participaram de uma conversa com o professor Mentor Fernando Posser, sobre ‘Como Estudar Online?’, e de um dinâmica sobre o tema ‘Construindo Competências’, ministrada pelos estagiários de Psicologia Organizacional Eduarda Valduga e Ricardo Chiaradia e pela bolsista de Psicologia Betina Mariéli Pazinatto.

A edição online 2020 conta com apoio das empresas parceiras Atua Sistemas de Informação, Compasso Tecnologia e Razor Computadores, que ofereceram 40 bolsas de estudo integrais. A formação oferece 45 horas de atividades comportamentais, nas quais os jovens irão aprender como se comunicar melhor, como fazer seu currículo e ter sucesso em uma entrevista de emprego, além de como passar uma boa impressão em redes sociais. Completam o programa 80 horas de conteúdos técnicos da Ciência da Computação sobre como programar para web, com desafios de criação de jogos e sites, meetups de tecnologia e hackathon com empresas parceiras.

Segundo o professor Mentor Fernando Posser Pinheiro, o #TeuFuturo evoluiu muito desde a sua primeira rodada em 2014, quando lecionou pela primeira vez no programa enquanto aluno do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o que abriu as portas para que eu me visse como docente. “Nestes seis anos, assim como no curso de graduação, vi o time da Computação e do InovaEdu trabalhando juntos com muito empenho para que o projeto chegasse ao nível de excelência que possui hoje. Esse empenho, especialmente do Amilton (Martins - líder do InovaEdu), que foi meu professor - e é até hoje -, mentor e considero um grande amigo, oportunizou que, em 2020, dezenas de adolescentes tivessem o primeiro contato com a área da Computação e possam entrar nesse mercado tão promissor.  Os valores de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, que correm nas veias da IMED, oportunizam a realização desse projeto e permitem que ele cresça cada vez mais! Tenho certeza que o programa vai alcançar abrangência nacional nos próximos anos e estaremos vendo ele como um exemplo a ser seguido por todo esse nosso ‘Brasilzão véio sem portera’”, relata.

A professora do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino (IESTA), de Marau, e também Mentora do #TeuFuturo Elis Regina Albano diz que é muito gratificante participar de um time como o InovaEdu, assim como do programa #TeuFuturo e poder conviver com pessoas dedicadas à educação e alunos engajados em planejar seu futuro. “Neste primeiro dia, pude vislumbrar a possibilidade de muitos talentos dos nossos alunos, assim como a importância de cada um acreditar no seu potencial, desenvolvendo seu trabalho com o objetivo de fazer o melhor possível, com determinação, persistência e criatividade. O #TeuFuturo me motiva a seguir acreditando em nossos jovens e na nossa educação. O Programa já é um sucesso, os alunos estão engajados e, certamente, serão preparados para o mercado de trabalho. Para as próximas aulas, acredito que teremos uma aprendizagem muito maior, já que, a cada dia que passa, nossos alunos se sentirão mais autônomos e confiantes de seu papel na sociedade. Hoje, fala-se muito em protagonismo jovem, e esse é o papel do projeto: dar a orientação e as informações necessárias para que nossos alunos desenvolvam, da melhor forma, esse protagonismo. Parabenizo a coordenação do programa o InovaEdu/IMED, a Seduc RS pelo apoio ao projeto, que foi impecável e as empresas parceiras que financiaram as bolsas.”

 

Confira o que dizem os estudantes:

“A experiência com a primeira aula de hoje no #TeuFuturo foi muito gratificante. Conseguimos interagir e aprender de maneira tranquila e prazerosa. Gostaria de agradecer aos envolvidos por nos incentivar a buscar mais conhecimento em forma de desenvolvimento intelectual, pois ninguém consegue tirar o conhecimento de quem o procura. Perante o cronograma apresentado, aguardo com grandes expectativas o desenrolar do projeto, pois ele conseguiu superar em uma aula qualquer expectativa que havia tido.”

Aluna Chris Willes Bittencourt - 2º ano - Colégio Tiradentes da Brigada Militar

 

“A experiência proporcionada na aula de hoje foi excelente, pois a integração e dinâmica entre a turma e os professores ocorre de maneira natural e eficiente, retirando, assim, toda a pressão, timidez e medo que geralmente ocorre no primeiro dia de aula. Estou muito contente com o início do curso e feliz por fazer parte deste programa!”

Aluno Bruno Augusto Pollo Nunes - 3º ano - E.E.E.M Maria Dolores Freitas Barros

 

Sobre o #TeuFuturo

O Programa #TeuFuturo foi criado em 2013 em Passo Fundo e, em 2019, formou sua primeira turma em Porto Alegre. Até o momento, capacitou mais de 300 jovens. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. Na prática, o programa funciona como um uma espécie de ponte para uma carreira promissora na área da tecnologia, ao proporcionar aos jovens a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Além disso, importante destacar que as profissões ligadas à TI têm remuneração acima da média de outras profissões para a mesma idade, e podem ser alternativas de rompimentos inéditos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras. 

Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia