17/01/2022
Programa #TeuFuturo conecta estudantes ao mercado de trabalho

Por: Karen Vidaleti

Iniciativa abre oportunidades para uma carreira sólida na área de tecnologia da informação

Uma aceleradora de talentos. Assim, pode-se definir o programa #TeuFuturo, que, desde 2014, vem impulsionando jovens para uma carreira promissora na área da tecnologia. Desenvolvido pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, vinculado à Fundação IMED, entidade sem fins lucrativos, o programa identifica potenciais talentos entre estudantes do ensino médio, desenvolve competências técnicas e comportamentais por meio de formação totalmente gratuita e, por fim, os conecta a oportunidades de estágio e emprego em empresas parceiras.

Um exemplo é o do estudante Leonardo de Oliveira Telles, de Passo Fundo, que concluiu o programa na edição 2021 e já conquistou uma vaga na Secon. Para ele, a experiência trouxe contribuições positivas tanto para a vida pessoal, quanto profissional. Através do curso, pôde conhecer pessoas e professores que agregaram conhecimento na área de programação e o ajudaram a aprimorar habilidades cada vez mais requeridas pelo mercado de trabalho, como a comunicação e o relacionamento.

“Tudo isso construiu uma base sólida para que eu ingressasse no mercado de trabalho, o que destaco como diferencial do projeto, que não somente prepara o aluno com cursos variados, mas o apresenta às empresas parceiras para que dê início à sua carreira. Sou muito grato a toda a equipe envolvida, pois graças a esse projeto incrível despertei interesse pela área de tecnologia, ganhei desconto no curso de Ciência da Computação na IMED e consegui meu primeiro emprego”, comenta Leonardo.

Para Kelwyn Krawcyk Fagundes, de Porto Alegre, a oportunidade de fazer parte do mercado de tecnologia veio através da Digital Business. "A experiência de entrar em uma empresa logo após a finalização do projeto #TeuFuturo foi sensacional, durante todo o curso aprendemos não só habilidades técnicas como também as comportamentais, e isso, sem dúvida alguma, foi um grande diferencial em nossas vidas profissionais, gerando assim uma primeira experiência muito agradável no mercado de trabalho. Só tenho a agradecer a toda a equipe da IMED e também à empresa Digital Business, por ter me dado uma oportunidade de ouro e um #futuro muito brilhante pela frente."

Com sedes em Porto Alegre, Estância Velha, São Paulo e Lisboa, em Portugal, a Digital Business encontrou no programa, um parceiro para o fomento e desenvolvimento humano sob diferentes aspectos. Conforme Inês Taimara, que atua como HR Coordinator, o objetivo é “contar com profissionais capacitados, mas, acima de tudo, com pessoas melhores”.

“Desde 2019, a Digital Business apoia este projeto e, neste ano, não foi diferente. O resultado dessa parceria foi um sucesso, e os ganhadores foram os próprios alunos. Convidamos cinco estudantes para iniciar estágio na nossa empresa, e este foi o primeiro passo para a carreira de cada um deles. Poder contribuir para o futuro das próximas gerações é essencial e relevante para a Digital Business”, observa.

Os interessados em participar da edição 2022 já podem realizar a pré-inscrição, por meio de formulário online.

Confira mais depoimentos de quem viveu essa experiência

“Participar do #TeuFuturo foi, sem dúvidas, um período de muito aprendizado, de emoções (boas e ruins), de compromisso e realizações. Aumentei meu autoconhecimento e consegui ‘lidar’ comigo mesmo durante maus momentos, pois me comprometi em fazê-lo, e as recompensas foram muitas. Eu consegui evoluir como pessoa, profissional e auxiliei meus colegas nesse processo.”

Gustavo Fernando Schmitt Ribeiro, de Estância Velha, contratado pela Digital Business

"O curso do #TeuFuturo me preparou direitinho para a entrevista de emprego, currículo e LinkedIn. Após entrar na empresa, mesmo não podendo continuar vendo as aulas online, contei muito com a ajuda da equipe, que sempre me direcionou e ajudou em qualquer hora. O #TeuFuturo foi essencial mesmo após conseguir a vaga, pois me ajudaram tanto a me guiar na entrevista até nos documentos que precisava."

Manuela Barbosa de Lima, de Porto Alegre, contratada pela Digital Business

Mais sobre o programa

Desde 2014, o #TeuFuturo já qualificou mais de 3 mil bolsistas, em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, somando as versões Alfa e Web. Em 2021, o programa foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), com o Prêmio Top Cidadania. Para 2022, a expectativa é expandir a atuação para mais de 250 municípios, em 26 estados brasileiros, oferecendo 5 mil bolsas entre ensino fundamental e médio. Para saber mais sobre o programa, acesse http://teufuturo.imed.edu.br