Comunicação

Notícias

VOLTAR
03/09/2019
Professoras da IMED visitam ícones da Arquitetura em países da Europa

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram Roma e Pompéia, na Itália, e Barcelona, na Espanha

Ícones da história da Arquitetura foram visitadas pelas professoras Me. Rafaela Simonato Citron e Me. Josiane Patrícia Talamini, docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED.

Na Itália, as professoras visitaram duas cidades: Roma e Pompéia. Em Roma, Rafaela e Josiane foram ao Vaticano e Capela Sistina, ao Coliseu, aos Foros Romanos e ao Centro Histórico, onde se encontram praças como a Navona e a da Fontana di Trevi, além de Panteão e ruas tradicionais da cidade medieval e romana.

“Pompéia foi soterrada por uma chuva de cinzas e pedras na erupção do Vesúvio no ano 79 e permaneceu assim por 1.800 anos. Por isso, quando se iniciaram as escavações no século XVIII, encontraram uma cidade romana quase intacta. É impressionante ver o quanto a cidade romana parece com as nossas cidades contemporâneas, tanto no traçado quanto nos usos das edificações. A descoberta de Pompéia também teve grande influência na criação de uma consciência histórica na época, o que contribuiu para o início de debate acerca do patrimônio histórico”, conta a professora Rafaela.

Em Barcelona, as professoras visitaram a Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Milá (La Pedrera) e a Casa Battló, que são obras de Antoní Guadí. Além disso, conheceram o bairro gótico, os mercados centrais de La Boqueria e a Santa Caterina, estudo de caso muito utilizado em disciplinas cujo tema é intervenção no patrimônio. As professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED também visitaram o pavilhão alemão da Exposição Universal de 1929, projetado por Mies van der Rohe, e considerado como uma das mais importantes obras do movimento moderno.

"Conhecer Barcelona foi incrível. Além de poder circular pelas ruas, que ainda mantém as características do traçado proposto por Ildefonso Cerdá, também visitei obras de muitos arquitetos fundamentais para história da Arquitetura, entre eles Antoní Gaudí, responsável pelo projeto da Basílica da Sagrada Família, em construção a mais de cem anos e com previsão de conclusão para 2026”, relata a professora Josiane.

As professoras visitam a Europa para participar de um Congresso em Ávila, na Espanha, que iniciou no dia 01 e encerra no dia 05 de setembro.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia