Como Logar?

10/05/2018
Professora da IMED é palestrante do SENID

Por: Liliana Crivello

A professora Andréa Mussi, do PPGARQ-IMED e Fellow Harvard University/ Laspau/Consórcio STHEM Brasil participou como palestrante na mesa redonda do II Encontro Gaúcho de Educadores Google que aconteceu na segunda-feira (7) durante o SENID (Seminário Nacional de Inclusão Digital) em Passo Fundo, com a apresentação da experiência “Google Classroom: mediação do aprendizado e motivação no uso da tecnologia na graduação e PPG em Arquitetura”. Na mesa também participaram a professora Carmem Brezolin do IFSUL com a apresentação do uso de robótica no ensino e Renata Quadros que mostrou a implantação das ferramentas Google Education no colégio província de São Pedro de Porto Alegre.

De acordo com Andréa, no encontro foram debatidas as plataformas digitais de apoio ao aprendizado, metodologias ativas de ensino e como motivar estudantes e professores para um ensino mais efetivo e centrado nas pessoas. “Abordei a aprendizagem combinada com o uso das metodologias Project based learning (Aprendizagem baseada em projetos), Team based learning (Aprendizagem baseada em equipes), gamificação e design thinking, gerenciado pelo Google classroom. Ferramentas como kahoot, socrative e a avaliação de performance do estudante de acordo com os objetivos de aprendizagem também foram contextualizadas nas disciplinas de graduação e mestrado. O uso combinado de metodologias direcionadas para alcançar as competências requeridas na disciplina contribui para aulas mais dinâmicas e motivadoras tanto para o aluno (foco principal) como para o professor”, descreve.