Comunicação

Notícias

VOLTAR
25/10/2021
Professor Jorge Salton conquista o 1°lugar em concurso nacional de audiovisual

Por: Daniel Santos

() comentários

Pela segunda vez, os curtas produzidos pelo psiquiatra são premiados pela Associação Brasileira de Psiquiatria

Com a produção, ‘Sou Apenas Tua Voz’, o professor de medicina da IMED, Jorge Alberto Salton, foi premiado no concurso de curtas da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A obra premiada trata de forma ficcional da Síndrome da Fadiga por Compaixão, que atinge profissionais de todas as áreas - inclusive da saúde - e também pessoas que, por alguma razão, precisam cuidar de algum familiar doente. No audiovisual, também são tratados os aspectos que envolvem o que muitos chamam de Síndrome de Caronte, o passageiro da agonia - temos o direito de viver bem em nossas vidas pessoais, acompanhando no dia a dia as pessoas que sofrem tanto? 

"O reconhecimento recebido incentiva a continuarmos produzindo curtas e longas com temas contemporâneos que provocam reflexão”, declara Salton.

Para o professor, produções audiovisuais podem estimular, também, o aprendizado reflexivo. “O curta ‘Sou apenas a tua voz’ inicia em plano fechado, o protagonista fala para nós e assim nos coloca dentro da história. Termina em plano aberto e o protagonista corre em meio a um trigal. Significa mudança no estilo de viver? Fuga para a sua saúde? Ou está sem rumo como o protagonista do filme Paris-Texas?”, questiona.

As canções que ajudam a contar a história são de autoria de Paulo Reichert e de sua banda. O elenco conta com a atuação dos atores: Betinha Manica, Cristian Cardoso e José Tedesco.

A premiação, coordenada por Euclides Gomes, integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria, ocorreu no dia 8 deste mês, durante o encerramento do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, na FIERGS, em Porto Alegre. “É sempre difícil, muito difícil, conseguir o primeiro lugar em uma competição de nível nacional” finaliza Salton.

 Assista ao curta premiado 

 

Sobre o professor

Professor das disciplinas de Desafios da Profissão e Relações Interpessoais e Interprofissionais no curso de Medicina da IMED, Jorge Alberto Saltou nasceu em 1951, em Passo Fundo. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e especializou-se em psiquiatria na UFRGS. Apaixonado por literatura e cinema, também é autor de diversos livros. Seu interesse pela escrita surgiu ainda criança, quando produzia um jornal para seu avô ler. Em 2019, no Rio Centro, também foi premiado com o primeiro lugar no concurso de curtas da Associação Brasileira de Psiquiatria com a obra ‘Três relatos bondosos’. 

 
Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia