08/04/2020
Professor de Ciência da Computação desenvolve Feira de projetos sobre Internet das Coisas

Por: Daniel Santos

Everton de Matos foi premiado no concurso Professor Inspirador na categoria Educação Empreendedora

Com a Feira de Projetos para IoT (Internet das Coisas), os alunos da disciplina de Internet of Things (IoT), do curso de Ciência da Computação, foram desafiados pelo professor Everton de Matos a criarem protótipos de soluções que pudessem ser aplicadas em ambientes de IoT, como por exemplo, casas inteligentes, cidades inteligentes, agricultura 4.0, e-health, entre outros. “Um dos objetivos, e critérios de avaliação dos protótipos, é de que eles tivessem um apelo comercial, ou seja, que futuramente pudessem virar um produto, instigando o perfil empreendedor dos alunos. Os alunos utilizaram peças de hardware disponíveis na IMED, como placas de desenvolvimento Arduino e Raspberry, além de diversos sensores e atuadores”, explica o professor.

Para o professor, o projeto empolgou os estudantes em criar soluções inovadoras ou adaptar soluções existentes com baixo custo de produção. “Vários alunos desenvolveram soluções muito interessantes como por exemplo um alimentador de animais domésticos via Internet e um sistema de monitoramento de cultivos, que coleta informações referentes a humidade do solo, do ar, e possibilita o gotejamento autônomo de cultivares. Alguns grupos utilizaram a cortadora a laser da IMED para deixar o projeto com cara de produto final, outros até adquiriram sensores específicos para incrementar o projeto”, acrescenta.

O projeto desenvolvido estimulou também o trabalho em grupo e a tomada de decisão. “Na minha visão, práticas como esta motivam os alunos, pois elas possuem como objetivo um protótipo final, o que torna este objetivo palpável. Além disso, por ser uma prática desenvolvida em grupos, possibilita aos alunos a tomada de decisão em conjunto para a escolha da melhor abordagem no desenvolvimento do projeto”, finaliza o professor Everton.

Professor Inspirador

O concurso Professor Inspirador, idealizado pela Gerente Acadêmica da Instituição, Juliana Priscila Cardozo, contou com a participação de 23 projetos, que foram submetidos para avaliação do Comitê Acadêmico da IMED. Para concorrer, os professores tiveram que inscrever seus projetos em um dos pilares acadêmicos: Aprendizagem Ativa, Ensino Híbrido ou Educação Empreendedora. O Comitê Acadêmico que avaliou os materiais foi composto pelo Vice-presidente Acadêmico William Zanella, pela Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Caroline Calice da Silva, pelo Diretor de Graduação, Luiz Ronaldo da Silva, pelo Diretor do campus Porto Alegre, Marc Deitos, pelo Gerente de Pós-Graduação Lato Sensu, Renato Luiz da Silva e pela Gerente Acadêmica, Juliana Priscila Cardozo.