Comunicação

Notícias

VOLTAR
16/09/2019
Professor da IMED palestra sobre Internet das Coisas

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Docente do curso de Ciência da Computação palestrou na UNISC, em Santa Cruz do Sul

De 9 a 13 de setembro, a 12ª Jornada de Atualização em Computação, realizada da UNISC, de Santa Cruz do Sul, promoveu palestras e oficinas que reuniram estudantes de Ciência da Computação e de Engenharia da Computação.

No evento, o professor do curso de Ciência da Computação da IMED, Me. Everton de Matos, ministrou a palestra "Context-awareness: O contexto do ambiente usado a favor dos cenários de Internet of Things".

O bate-papo abordou as definições de Internet das Coisas, os cenários de aplicação e o cenário atual deste paradigma da Computação, tanto no exterior, quanto no Brasil, além dos principais desafios para o desenvolvimento da área.

Segundo o professor Everton, a palestra também abordou a área de Contexto, que é tema do seu doutorado. Segundo ele, a área de Contexto envolve caracterizar os dados dos dispositivos de ambientes de Internet das Coisas com informações semânticas, assim tornando esse dado mais entendível para os usuários finais.

“Falei um pouco sobre o andamento da minha tese de doutorado, que envolve Compartilhamento de Contexto e Segurança Baseada em Contexto. O primeiro deles, relacionado a como a informação de Contexto é compartilhada e entendível por diferentes cenários de aplicação de soluções Internet of Things. O segundo, refere-se ao uso da informação de Contexto para provimento de segurança computacional, como por exemplo utilizar o Contexto para fortalecer sistemas de Controle de Acesso”, conta.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia