Comunicação

Notícias

VOLTAR
18/04/2022
Primeira mulher na Presidência da ANAMBA, Alessandra Maciel é reeleita

Por: Francine Tiecher

() comentários

Professora de Administração da IMED ocupará cargo máximo dentro da Associação por mais um biênio

 

A IMED segue representada no cargo máximo da Associação Brasileira de MBAs: a docente de Administração da instituição, Dra. Alessandra Costenaro Maciel assumiu novamente a Presidência da ANAMBA, entidade que acredita os cursos Lato Sensu no Brasil.

Desde 2015, a IMED integra a associação, após ter sido acreditada com selo de qualidade a partir do MBA em Gestão Empresarial, da qual Alessandra era coordenadora. De lá para cá, a docente já ocupou outros dois cargos dentro da diretoria da associação antes de ter sido eleita presidente por dois mandatos consecutivos.

“Na época, passei a ser a representante da IMED na ANAMBA. Mesmo antes de ingressar na associação, a instituição sempre procurou excelência em seus cursos, o que aliás é um dos seus valores, e, ao ingressar na ANAMBA efetivamente, entrou em um processo de melhoria contínua em seus cursos de pós-graduação. Nestes sete anos exerci os cargos de Diretora de Afiliações, e por dois mandatos Diretora de Comunicação, Eventos e Pesquisa. Em 2020 (em pleno início de pandemia), fui eleita a Presidente da Associação, onde cumpri um mandato até o início deste ano, sendo que, em março de 2022, fui reeleita Presidente para um mandato até 2024”, conta.

À frente da ANAMBA, a docente é a responsável por traçar estratégias de gestão (planejamento estratégico), mercadológicas e de regulamentação das escolas associadas, representando ainda a entidade na mídia, nos órgãos governamentais, além de defender os interesses das escolas associadas, tanto nacional quanto internacionalmente, como em eventos, por exemplo.

“No mandato anterior reformulamos todos os critérios de acreditação e afiliação em meio a resposta às mudanças da pandemia, e começamos a acreditar cursos online e híbridos. Também criamos conteúdo através de pesquisas nacionais divulgadas nos principais meios midiáticos nacionais, bem como em webinars com profissionais de renome nacional, representantes do mercado e da academia. Criamos um networking bem rico e, por isso, conseguimos expandir nossa atuação conquistando mais escolas associadas. Foi criado ainda um Conselho Consultivo, representando por ex-Diretores Executivos da ANAMBA e executivos do mercado, porém, ligados à educação executiva. E isso, particularmente, foi em resposta a um trabalho árduo para reinventar a Acreditadora, que certifica cursos que mudaram na pandemia. Foi literalmente uma reinvenção. E foi duro e sofrido, porém deu certo. Acho que na verdade foi isso que me colocou no páreo para indicação do segundo mandato (o que estou agora)”, pontua Alessandra.

Ela destaca que receber o convite para assumir o cargo foi uma grande conquista, depois do trabalho realizado em outros cargos e por ser a primeira mulher a ocupar essa posição. “Posso falar que, para mim, foi a validação da minha consolidação como gestora da entidade. Eles gostaram do meu trabalho, principalmente neste momento de crise na educação superior, especificamente nos MBAs. Não me restou dúvidas que fiz meu trabalho bem feito e, mais do que isso, quebrei o paradigma de presidentes anteriores, que eram do centro do Brasil (SP), principalmente porque sou do interior do país. Confesso que historicamente ouvi de colegas que não falamos a língua das capitais. E esse foi o paradigma quebrado de que, com trabalho feito, independente de ser homem ou mulher, conseguimos alcançar nosso lugar no mundo e nos consolidar como gestores, ainda mais por ser a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente da ANAMBA em 18 anos de existência da entidade”, comenta.

Para alunos e egressos da IMED da área de negócios, ter uma representante da instituição ocupando um lugar de destaque dentro da associação traz diversas oportunidades para o futuro profissional.

“Para nossos egressos da IMED, isso representa a consolidação de um curso validado com um selo de qualidade em nível nacional e internacional. Isso se dá devido à busca de relações com as principais acreditadoras internacionais como EFMD e AACSB, as quais possuem estreitas relações entre presidentes e a instituição. Assim, fica mais fácil para nossos egressos continuarem seus estudos no exterior ou conseguirem um trabalho em empresas no centro do País (lá a ANAMBA é bem conhecida e respeitada). Meu cargo de Presidente representa um meio para ajudar a fazer as mudanças que eu e que a IMED queremos na educação executiva de qualidade. Então, os alunos que escolherem nossos cursos de MBA, principalmente em Gestão Empresarial, colherão os frutos de nosso trabalho, pois representamos os interesses deles”, pontua.

 

Conheça a Presidente da ANAMBA

Mentora, Coach Executiva e Especialista no desenvolvimento de executivos (C-level), com experiência em projetos de sucessão, expansão e desenvolvimento de lideranças. Devido a sua expertise de mentora, coach e professora, desenvolveu a metodologia Infinity utilizada em programas de desenvolvimento para líderes.

Profissional com 25 anos de experiência, tendo atuado no setor bancário, cooperativo e educacional, onde exerceu cargos de coordenação e direção. Empresária e consultora na empresa A8 Treinamento e Desenvolvimento Humano Ltda, Presidente da ANAMBA-SP, Mentora Colaborativa do IVG-SP e Premium Member da PWN-SP.

Docente com 18 anos de experiência em cursos de pós-graduação (IMED, Unijuí, Unoesc e ESCOOP), e em Programas Internacionais de Educação Executiva – Iseg-Lisboa-PT. Doutora em Administração, com ênfase em RH – USCS-SP; Mestre em Administração, ênfase em Estratégia – UFSM, Graduada em Administração. Formação Executiva Internacional em Liderazgo e Inoovación – IAE Business School (Argentina) e Fast Track MBA na Lisbon School of Economics and Management – ISEG (Portugal). Formação em Análise comportamental DISC, Instrumento MBTI Step I e Step II Myers Briggs Type Indicator, Life Coaching, Executive e Business Coaching e Mentoria.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia