Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
03/12/2018
PPGD recebe pesquisador cubano para estágio de pós-doutorado

Por: Daniel Santos

() comentários

Com pesquisa voltada à propriedade intelectual na área de Direitos Autorais, a IMED recebe o pesquisador cubano, Dr. Jorge Jorge Luis Ordelin Font da Universidad de Oriente en Santiago de Cuba, para realizar junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (IMED), o seu estágio de pós-doutorado.   Em sua tese de Doutorado, Font tratou das questões em torno das relações estabelecidas entre os agentes (managers), que são intermediadores entre os artistas e as grandes empresas de entretenimento, como gravadoras e editoras.  Agora no pós-doutorado, a pesquisa está voltada para os impactos da inteligência artificial na área dos Direitos Autorais. “Tenho interesse em temáticas como a relação entre a propriedade intelectual nas Universidades e o setor empresarial, bem como dos agentes nos sistemas de inovação. Também trabalho com a questão do uso de solução alternativa de conflitos na propriedade intelectual e nos Direitos Autorais”, comenta Jorge.

Com orientação da professora Dra. Salete Oro Boff-  referência na pesquisa de propriedade intelectual no país – Jorge vai permanecer por um ano na IMED. A vinda do pesquisador para o Brasil se deu por meio de um convênio firmado entre IMED e UNAM (Universidade Autônoma do México). “Jorge é o segundo pesquisador internacional que chega ao PPGD para realizar o pós-doutorado por meio deste convênio firmado em 2007. A vinda de Jorge é muito positiva para o programa em vários aspectos. Um deles é a internacionalização, mas também serve para consolidar as redes de pesquisa e manter estreitos os laços com outras instituições de ensino de outros países, oportunizando que pesquisadores estrangeiros venham e aqui, e que nós possamos também intermediar a ida de nossos pesquisadores”, comenta professora Salete.

A expectativa de Jorge para o período que passará no país é bastante positiva. “Sobretudo seguir aprofundado a matéria e fazer um intercâmbio de experiências. O Brasil é uma referência na área da propriedade intelectual e de Direito de Autor na América Latina, então conhecer estes temas a partir da realidade Brasileira e como se enfrenta o desenvolvimento técnico nestas áreas é muito interessante e instigante”, relata.

 

Sobre Jorge Luis Ordelin Font

Professor de Direito Civil e  de Propriedade Intelectual na Facultad de Derecho de la Universidad de Oriente en Santiago de Cuba, desde março 2018. É Doutor em Ciências Jurídicas pelo Tribunal Nacional de Grados Científicos de la República de Cuba. Mestre em Propriedade Intelectual pela Maestría Regional impartida por la Universidad Austral de Buenos Aires, auspiciada por la Organização Mundial da Propiedad Intelectual (OMPI) e pelo Instituto Nacional de Propiedad Intelectual (INPI) da Argentina (2015). Mestre em Direito Civil, pela Universidade de Habana, Cuba, (2015). Especialista em Derecho Civil e Familia pela Universidad de Oriente (2013). Foi palestrante convidado pela OMPI nos temas de Direito de Autor e tecnologia em Buenos Aires (2014) e Medellín (2015). Foi premiado pela melhor tese de especialização em Direito de Autor concedido pelo Instituto Mexicano de Derecho de Autor do México e Primeiro Premio Antonio Delgado (PAD) para Pesquisa e Estudos em Derecho de Autor, organizado pelo Instituto Autor (IA) e pelo Observatorio Iberoamericano del Derecho de Autor (ODAI). Foi pesquisador visitante na Universidad de Valencia (Espanha), na Universidad Pablo de Olavide (Espanha), la Universidad de Alicante (Espanha) e no Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Universidad Nacional Autónoma de México (México).

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia