Comunicação

Notícias

VOLTAR
01/10/2020
PPGARQ viabiliza novas parcerias com universidades públicas e privadas

Por:

() comentários

Três acordos de cooperação foram firmados com instituições parceiras desde o início do ano

Desde 2016, a coordenação e os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) vêm se empenhando na ampliação das suas relações e ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com renomadas instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras. 

Até 2019, o Programa já contava com 11 convênios e parcerias interinstitucionais, sobretudo internacionais, firmadas. Desde o início deste ano, um novo esforço de aproximação e estabelecimento de acordos com instituições nacionais foi iniciado no âmbito do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da IMED.

O primeiro acordo de cooperação mútua desta nova fase do PPGARQ foi assinado com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) de São Paulo, na ocasião, coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Levy Braga da Silva Neto. Na sequência, foi firmada parceria inter-PPGs com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha. Tais acordos de cooperação foram viabilizados essencialmente por intermédio da Profa. Thaísa Leal e induzidos pelas políticas de intercâmbito e nucleação do PPGARQ.

Em setembro de 2020, um novo acordo de cooperação foi firmado entre o PPGARQ e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Belas Artes de São Paulo, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Virgílio da Silva, com foco no Habitat, incorporando 6 docentes dos Programas. Tal convênio foi firmado pela docente e coordenadora do PPG de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Profa. Dra. Caliane Almeida. 

A partir das parcerias formalizadas, os docentes dos Programas parceiros foram convidados para coorientar dissertações de mestrado e/ou participar de bancas de qualificação e defesa de dissertações, ministrarem cursos e palestras, além de colaborarem em atividades de ensino e comporem os grupos e projetos de pesquisas institucionalizados dos PPGs. Exemplo disso é o projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Thaísa Leal, intitulado “Soluções Inteligentes: Inovação e Tecnologia no Ambiente Construído”, e o projeto de pesquisa “Processo de produção e transformação das habitações e das cidades no sul do país e as arquiteturas resultantes”, vinculado ao Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Habitação e da Cidades (THAC-IMED), coordenado pela Profa. Dra. Caliane Almeida. 

“Fico feliz em colaborar para o estabelecimento dessas relações institucionais, o que possibilitou firmarmos parcerias com os PPGs da UNINOVE e da UFPel, as quais já estão gerando bons frutos na área de Cidades Inteligentes e Sustentáveis e em Conforto Térmico em Habitações Vulneráveis, entre outras ações“, diz a Profa. Thaísa. 

Para a Profa. Dra. Caliane Almeida, coordenadora do PPGARQ, “tais alinhamentos e os produtos das relações e interações estabelecidos pelos docentes do Programa, impactam diretamente na qualificação de suas pesquisas e por consequência na dos mestrandos, na medida em que são envolvidos nesta integração/intercâmbio de experiências e conhecimento. As estratégias de interlocução com centros nacionais e internacionais do PPGARQ colaboram também para o incremento de indicadores intercâmbio e mobilidade, inserção social, corroborando ainda para a visibilidade do Programa, além de agregar competências à qualificação do egresso.”

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia