01/11/2019
PPGA IMED apresenta trabalho na China

Por: Eduarda Ricci Perin

Pesquisa sobre a agricultura e a produção animal no Brasil foi apresentada em Congresso Internacional

A professora Dra. Giana de Vargas Mores, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da IMED, apresentou a pesquisa “Agricultural changes in Brazil: development of the Midwest region” durante um Congresso realizado na Huazhong Agricultural University (HZAU), na cidade de Wuhan, na China.

O “3rd International Conference on Natural Resource Management and Public Policy” aconteceu de 18 a 21 de outubro e reuniu pesquisadores do mundo todo para debater a gestão de recursos naturais e as políticas públicas.

No evento, o Continente Americano foi representado pela professora da IMED, pela pesquisadora Caroline Spanhol Finocchio, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pelo pesquisador Noah Kittner, da Gillings School of Global Public Health, dos Estados Unidos.

A pesquisa apresentada pela docente analisa a dinâmica da agricultura e da produção animal no Brasil em escala microrregional, com foco na região Centro-Oeste, reconhecida como a principal fronteira agrícola brasileira do século XXI. O trabalho contou com a contribuição dos pesquisadores Dr. Homero Dewes (UFRGS), Dr. Edson Talamini (UFRGS), Dr. José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (IPEA, UnB e Ministério da Agricultura), Dr. Carlos Costa (IMED) e Dr. Debin Zhang (HZAU).

Para Giana, a apresentação do trabalho no Congresso representa o reconhecimento internacional do PPGA da IMED. “Foi muito gratificante apresentar as potencialidades brasileiras em nível mundial e compartilhar as pesquisas desenvolvidas pelo PPGA, fortalecendo o nosso compromisso em fomentar atividades de internacionalização para a construção do conhecimento”, destaca. Segundo ela, a apresentação também foi uma oportunidade de iniciar uma agenda de colaboração em pesquisas com professores da China, Hong Kong, Paquistão, Alemanha.

Além da pesquisa apresentada pela professora Giana, mais duas pesquisas com a co-autoria da docente foram apresentadas na conferência: “The diffusion of technologies: a long-term case of agricultural machinery sector in Brazil”, de autoria da docente Caroline Spanhol Finocchio (UFMS) e co-autoria dos pesquisadores Carlos Alberto de Oliveira (UFRGS), Dieisson Pivoto (IMED), Giana de Vargas Mores (IMED) e Vitor Dalla Corte (IMED) e “Current situation and future prospects for beef trade between Brazil and China”, de autoria do professor Debin Zhang (HZAU) e co-autoria dos pesquisadores Qingqing Liu (HZAU), Giana de Vargas Mores (IMED) e Caroline Spanhol Finocchio (UFMS).