Comunicação

Notícias

VOLTAR
26/06/2020
Pesquisa sobre Covid-19 tem nova série de testes rápidos

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Estudo realizado em nove cidades gaúchas dá início à sua quinta etapa a partir de sábado, 27 de junho

A pesquisa que estima a proporção de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul terá uma nova série de testes rápidos e entrevistas a partir deste sábado (27). Nesta etapa, serão testadas 4,5 mil pessoas em nove cidades do Estado (Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul). Em Passo Fundo, a pesquisa, que é coordenada pela UFPEL, conta com o apoio da IMED, UFFS e UPF para estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus SARS-coV-2 e, assim, determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar a velocidade de expansão da infecção e obter cálculos precisos da letalidade do vírus.

Os pesquisadores visitarão 500 domicílios em cada município, nos dias 27, 28 e 29 de junho. A seleção dos domicílios participantes e dos moradores para a aplicação dos testes será feita por meio de sorteio aleatório, utilizando base de dados do IBGE. O exame é realizado por meio da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que, em seguida, passa por análise pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a um questionário sobre sintomas, busca por assistência médica e rotina preventiva.

Os entrevistadores - profissionais voluntários da área de saúde - estarão portando cartão de identificação do estudo e usando equipamentos de proteção individual (EPIs): máscaras, aventais, luvas (todos descartáveis) e outros. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. Em caso de dúvida, os participantes podem entrar em contato com a Brigada Militar ou a Guarda Municipal para obter confirmar informações sobre a abordagem às casas.

Além desta quinta fase, estão previstas mais três etapas, a serem realizadas uma a cada mês. Portanto, as séries de testes devem seguir até o mês de setembro.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia