Como Logar?

03/01/2018
Perguntas que você deve fazer antes de transferir a sua faculdade

Por:

Escolher uma faculdade e no meio do caminho se decepcionar ou perceber que não era bem isso que você buscava é algo que acontece com frequência, mais até do que você imagina. Afinal, nem sempre acertamos na primeira.

No entanto, decidir transferir sua faculdade é um passo tão importante quanto escolher a profissão que você vai seguir e envolve uma série de perguntas que podem ser determinantes para que você não se desaponte mais uma vez.

O primeiro passo é entender o que motivou esse desejo por trocar de faculdade. É importante que você tenha certeza de que essa é a decisão correta. Para isso, vale fazer um levantamento dos motivos que levaram você a querer fazer a transferência.

Outra pergunta importante que deve ser respondida é para onde você vai. Escolher com cuidado para qual faculdade você deseja se transferir é fundamental para que você não se prejudique de alguma forma. Por isso, faça uma pesquisa completa em diversas instituições, veja o que elas têm a oferecer e veja se realmente vale a pena passar por todo o processo.

Quanto tempo você levará para se graduar também é algo a se levar em conta antes de pedir transferência. Normalmente as instituições têm algumas diferenças nas grades curriculares e isso influencia no tempo que você vai levar para terminar o curso. Antes de transferir, avalie se vale a pena a troca e os meses a mais de aula.

E claro, confira se a faculdade para a qual você deseja ir aceita a transferência. Algumas delas pedem que você faça novamente o vestibular. Pense consigo mesmo se vale a pena lidar com todo o processo de novo. Se possível, entre em contato com a instituição para saber tudo que você vai precisar para realizar o processo de transferência.

Escolher com cuidado para qual instituição você quer mudar é uma garantia de que você não acabe prejudicando a sua formação. Então, é essencial que você analise todas as opções para escolher a melhor de acordo com o que você procura. E se ainda restam dúvidas, listamos mais algumas perguntas importantes que você deve se fazer antes de abrir o processo de transferência:

1 - Trocar de instituição vai ser bom para o meu currículo?

2 - O processo de transferência tem custos? Posso pagar por esse valor?

3- A diferença nas mensalidades vai afetar meu orçamento?

4- Será possível aproveitar as disciplinas, horas complementares e projetos que você já realizou na instituição atual?

5- A grade curricular das instituições é parecida ou você vai ter um desafio ainda maior se adequando ao novo currículo?

6- Você conhece bem a faculdade para a qual deseja se transferir?

7- Você terá tempo e responsabilidade suficiente para lidar com o processo de transferência?

8- O que você espera dessa nova faculdade?

Se depois disso você ainda tiver certeza de que essa é a sua decisão final, então basta encaminhar o pedido e entrar de cabeça nesse novo desafio.

IMED

Na IMED, o processo de transferência é bem simples e pode ser feito online, como explicamos aqui. E a boa notícia é que o período de transferência está aberto. Todas as informações sobre como solicitar a transferência podem ser conferidas no link.