Comunicação

Notícias

VOLTAR
25/05/2022
Parceria entre #TeuFuturo e Associação Cactus impacta mais de 60 mil jovens no Brasil

Por: Francine Tiecher

() comentários

Maratona Tech visa impactar e transformar a vida de estudantes brasileiros do ensino médio, capacitando-os para as profissões do futuro

 

A tecnologia está presente em tudo o que fazemos e para o futuro, pesquisadores afirmam que as profissões também serão moldadas a essa realidade. É a partir da tecnologia que novos postos de trabalho surgem, adicionando a eles muito mais velocidade, e segundo especialistas, serão nos próximos oito anos que empregos que nunca imaginamos antes, vão surgir em larga escala.

E como a sociedade em geral, empresas, instituições de ensino e demais organizações podem agir de uma forma mais assertiva e positiva frente ao mundo 4.0? Apostando em inovação, uso de tecnologias e capacitação do capital humano para atuar como protagonistas nessa nova realidade digital, treinando e exercitando, desde o Ensino Médio, o pensamento computacional.

Esse é a missão da Maratona Tech, promovida pela Associação Cactus, e que em 2022 passou a contar com a parceria do Programa #TeuFuturo – iniciativa vinculada à Fundação IMED, que funciona como aceleradora de talentos ao desenvolver e impulsionar jovens para carreira na área de TI.

A união entre as iniciativas pretende colocar a tecnologia a favor da geração de impacto de realidades de mais de 60 mil jovens de todo o Brasil, por meio de capacitações em formato online, com o intuito de desenvolver os estudantes e gerar oportunidades por meio da tecnologia.

"A nossa parceria com a Associação Cactus para a criação da Maratona Tech é muito importante pois posiciona o #TeuFuturo num cenário nacional, impactando mais de 60 mil jovens de Ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil, ampliando cada vez mais a nossa atuação e buscando colocar em prática o nosso propósito de acelerar jovens para as profissões do futuro", destaca o Head de Educação do #TeuFuturo, Amilton Martins.

No total, o número de inscritos na Maratona tech chegou a 67.937 estudantes de ensino médio, oriundos de 251 escolas inscritas e pertencentes a 21 estados brasileiros. A ação contou com uma equipe de suporte e gestão os facilitadores Ana Rozenberg, Yasmin Rodrigues, Carolina Monteiro, Gabriel Souza, Salete de Brito, Tracy Freitas e Eduarda Donadel.

Você pode conferir aqui a live da Maratona Tech.

 

Saiba mais sobre o #TeuFuturo e sobre a Associação Cactus

Em oito anos, o programa #TeuFuturo, desenvolvido pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, da Fundação IMED, capacitou cerca de 3 mil jovens talentos para atuar na área de Tecnologia da Informação, proporcionando oportunidades de rompimentos de ciclos de escassez nas famílias brasileiras, ao mesmo tempo em que combate o déficit de profissionais qualificados neste mercado.

Nessa mesma vertente, a Associação Cactus – criada em 2014 na cidade de Tauá-CE, possui o objetivo de transformar a vida dos jovens brasileiros, por meio da educação e da criação de uma cultura de protagonismo. A iniciativa atua em quatro grandes frentes com municípios parceiros: trilhas olímpicas, consultoria pedagógica, olimpíadas e maratonas próprias e oportunidade alumni. O projeto fomenta a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento, sejam elas próprias ou externas, e oportuniza bolsas para os jovens destaques. Nos últimos anos, houve um crescimento exponencial da atuação da associação, passando de 15 cidades atendidas no início de 2020 para 84 cidades em 2022, já tendo impactado mais de 100 mil jovens em seus programas e, apenas em 2021, 614 alunos que integram o projeto foram premiados na OBMEP.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia