Comunicação

Notícias

VOLTAR
04/12/2019
Pacto Alegre apresenta ao público suas primeiras entregas

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Entre as entidades que compõem a iniciativa, IMED marcou presença no evento realizado nesta terça-feira

A população da capital gaúcha conheceu nesta terça-feira (3) as primeiras entregas do Pacto Alegre, iniciativa que reúne 85 entidades - entre elas, a IMED - com o intuito de articular projetos que ajudem a transformar a cidade em um polo de inovação. O evento, que apresentou os 24 projetos desenvolvidos, aconteceu no Nau Live Spaces e contou com a participação da IMED, representada pelo diretor do Campus Porto Alegre, Marc Deitos, responsável por conduzir a última rodada de apresentações, e da coordenadora da Graduação em Psicologia, professora Júlia Protas.

Pela manhã, foram detalhados os cinco projetos estratégicos: Diretrizes Urbanas Inovadoras, Educação Transformadora, Instituto Caldeira, MBA em Ecossistema de Inovação e Saúde Digital. Na sequência, os participantes conferiram as primeiras realizações e resultados dos demais projetos, que compõem os blocos Qualidade de Vida, Educação e Talento, Imagem da Cidade, Modernização da Administração Pública, Ambiente de Negócios e Transformação Urbana. 

Cultura Cidadã

Para finalizar o dia de apresentações, a professora Júlia Protas, coordenadora da Graduação em Psicologia, compartilhou com o público as ações de desenvolvimento do projeto Cultura Cidadã - I love POA. A iniciativa, que visa estimular e valorizar a cultura e postura cidadã em Porto Alegre, vem sendo construída de forma voluntária e colaborativa, tendo como impulsionadores a IMED, a Unisinos e o movimento Porto Alegre Inquieta. 

Promover mudança de mentalidade, incentivar o zelo pelo patrimônio público e aumentar a autoestima dos cidadãos de Porto Alegre estão entre os objetivos do projeto, que também busca estimular que os cidadãos conheçam os problemas da cidade e participem de suas soluções. Para construir o conceito e a identidade do Cultura Cidadã, foram realizadas entrevistas, rodas de conversas e análises de experiências em países latino-americanos. 

“Acreditamos que esse conceito da cultura cidadã pode e deverá ser uma ferramenta muito importante na construção social. Todos estamos aqui discutindo formas de tornar Porto Alegre melhor para a gente viver, mas talvez a cultura cidadã possa responder muitas das nossas inquietações”, afirmou Júlia.

Sobre o Pacto Alegre

Lançado oficialmente em novembro de 2018, o Pacto Alegre é uma proposta que reúne 85 entidades dos segmentos acadêmico, empresarial, de governo e da sociedade em busca de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo dos organizadores é criar condições para que a capital gaúcha se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo, com o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia