Comunicação

Notícias

VOLTAR
27/05/2019
O mundo 4.0 e a Revolução do Conhecimento serão temas da MIC IMED 2019

Por: Francine Tiecher

() comentários

13ª edição do evento conta com programação de atividades extras para a comunidade acadêmica 

 

O Mundo 4.0, em analogia ao termo Indústria 4.0, é a sequência evolutiva do modo de produção iniciado com a mecanização, seguida da era da computação e da automação.

Ultrapassando essa última, o Mundo 4.0 passou a incluir sistemas físicos-virtuais, a internet e a computação cognitiva e nas nuvens. Além dessas características, esse novo cenário permite a troca de informações por meio de textos e audiovisuais em alta velocidade, quando não em tempo real, configurando a última grande revolução do conhecimento.

Buscando estimular um ambiente de troca de conhecimentos sobre o tema e de discussões sobre as mudanças do mundo moderno, ocorre entre os dias 10 e 12 de junho, a XIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária da IMED, juntamente com a XII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação.

Paralelamente às apresentações de estudos e pesquisas, a MIC contará com uma programação paralela, concentrada no dia 11 de junho, nos turnos da tarde e noite, visando a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica.

A primeira das atividades extras é a “Orientação para acesso às bases de dados técnico-científicas”, ministrada pela Bibliotecária da instituição, Angela Machado. A capacitação ocorre das 14h às 16h no Laboratório de Informática 03.

A segunda atividade é o evento “Bora Lá?!”, que tem o intuito de promover a mobilidade acadêmica e apresentar as instituições internacionais com as quais a IMED possui acordos e possibilidades de intercâmbios. Ministrado por Márcia Perin, do Setor de Relações Internacionais, a ação ocorre das 17h às 19h no Laboratório de Metodologias Inovadoras – LMI.

A terceira atividade da programação paralela da MIC é o workshop “Estratégias de leitura textual (skimming & scanning)”, ministrado também por Márcia Perin e que ocorre das 19h30min às 21h30min, na sala 212 do Bloco B.

A atividade que encerra a programação extra da Mostra é a 2ª edição do “Ciclo de Palestras para Graduação em Engenharia Civil – PPGEC”, coordenado pelo professor Dr. Richard Thomas Lermen, e que ocorre no Auditório Central da IMED, das 19h30min às 22h30min.

“O evento é realizado pelo Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da IMED que se empenha em promover um ambiente de socialização e discussão entre as linhas de negócios da IMED – graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu. Ocorre anualmente, e um de seus objetivos é despertar novas ideias nos estudantes, os estimulando a transformar a realidade em que vivem”, frisa a Supervisora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da instituição, Morgana Mezalira Rezer.

Todas as atividades possuem certificação de 02 horas complementares, exceto o Ciclo de Palestras do PPGEC, que possuirá certificação de 03h.

As inscrições para participar podem ser feitas CLICANDO AQUI.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia