08/10/2021
Mestrados para o novo mundo

Programas Stricto Sensu foram reformulados para ofertar uma formação acadêmica conectada às necessidades do mercado

O mundo está se transformando numa velocidade cada vez maior e impulsionando a Educação Superior rumo à inovação constante. Essas transformações impactam também a área de pesquisa, uma vez que a pandemia trouxe à tona o quanto as evidências científicas impactam no nosso cotidiano, e a importância de a ciência estar alinhada às demandas da sociedade.

Nesse sentido, entendendo o seu papel no desenvolvimento da região Sul do Brasil, por meio da educação e da ciência, a IMED está com inscrições abertas para seu processo seletivo de mestrados e doutorado.

Acompanhando as evoluções da academia e atuando em conexão com as necessidades do mercado, os cursos conectam a qualificação, com o conhecimento, gerando soluções para problemas reais.

Estão sendo ofertadas nesse processo seletivo, referente ao semestre letivo 2022/1, vagas em turmas regulares dos Mestrados em seis áreas de atuação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia, e ainda, no Doutorado em Odontologia.

Nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED, o aluno é quem define a sua trilha de aprendizado, dependendo das suas necessidades profissionais, trabalhando com foco nas competências técnicas e comportamentais que quer desenvolver, ou pelo aprofundamento para a docência e a pesquisa.

Com horários flexíveis, o mestrando pode desenvolver projetos de pesquisa aplicada que atendam as demandas de sua empresa, profissão, cidade ou região.

“No último período, nós trabalhamos em uma reestruturação curricular, pensando em atender as novas demandas do mercado profissional. Os nossos currículos hoje fornecem autonomia ao aluno, já que ele pode personalizar e customizar o seu curso, desenhando as trilhas que ele gostaria de percorrer ao longo da sua formação. Ele pode optar por disciplinas que sejam do seu maior interesse, dando enfoque mais à docência e à pesquisa, ou então, dando enfoque principalmente a uma formação mais técnica e mais relacionada diretamente com a sua área de atuação profissional”, explica Dra. Caroline Calice da Silva, que é Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão da IMED.

O modelo, segundo ela, reflete em um curso mais flexível, que se encaixa na rotina do aluno ou na disponibilidade de tempo dentro da sua rotina profissional. “É importante destacar também que a pesquisa que é realizada ao longo do curso pelo aluno, e orientada pelos nossos professores, ela hoje também pode ser voltada para a resolução de um problema real do aluno na sua atividade profissional. Ou seja, se ele trabalha em uma empresa e essa corporação tem um determinado problema, ele pode ser trazido para dentro do mestrado e solucionado por meio de discussões e estudos científicos”, completa.

Com essa metodologia diferenciada, os novos Programas de Pós-Graduação da IMED unem a academia, o mercado e o poder público na busca por soluções para problemas reais e focados no desenvolvimento e inovação regional.

Saiba mais sobre o processo seletivo 2022/1 acessando o edital completo.

Datas importantes

Período de inscrições (primeira fase): de 07/10 a 03/12

Processo seletivo: As provas e/ou entrevistas serão agendadas diretamente pelo coordenador do curso, através de e-mail, constando o dia e horário.

Período de inscrições (segunda fase): de 10/01/2022 a 18/02/2022 - Havendo vagas remanescentes

Divulgação dos resultados finais: Ocorre por meio de e-mail, de acordo com as entrevistas agendadas

Período de matrículas: a partir de 22/11

Início das atividades: 14/03/2022