05/06/2020
Júri Simulado reúne mais de 85 alunos do Direito

Por: Eduarda Perin

Atividade online julgou um caso narrado em minissérie do Netflix

As turmas do primeiro, terceiro, quinto e décimo nível do curso de Direito da IMED Passo Fundo participaram, na noite de quarta-feira, dia 03 de junho, de um júri simulado, atividade que promove a prática das audiências judiciais.

Na oportunidade, foi a julgamento o caso narrado em um dos episódios da Minissérie "Condenados pela Mídia", do Netflix. A série documental sobre crimes reais mostra alguns dos julgamentos mais dramáticos de todos os tempos e analisa como a imprensa pode ter influenciado as sentenças.. O enredo conta sobre a participação de dois convidados em um talk show, sendo que após uma revelação no referido programa acaba por ocorrer um homicídio entre os participantes.

Houve instigação por parte do programa? Houve humilhação pública que possa ter motivado o crime? Há responsabilidade da emissora no episódio? Estes e outros temas foram debatidos pelo grupo de alunos e pelos professores Iuri Bolesina, Felipe Ivanoff e Gabriel Ferreira dos Santos.

Este tipo de simulação propicia aos alunos um pouco da experiência necessária na prática judicial. "Nesta oportunidade, os alunos do 10º semestre mostraram sua maturidade jurídica, servindo como exemplo para os mais jovens no curso, do 5º e do 1º semestre. Sem dúvida, para estes, foi uma ocasião para ver-se no outro, percebendo como estão prontos para os desafios jurídicos muito em breve", destaca o coordenador do curso, professor Iuri Bolesina.