05/09/2018
Inscrições para a Oficina de Xadrez seguem até o dia 12 de setembro

Com o intuito de desenvolver a capacidade de empatia, raciocínio lógico, percepção de tempo-espaço, aspectos de tática e estratégia, capacidade criativa e tomada de decisão dos alunos de graduação, a IMED Passo está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (12/09) para a Oficina de Xadrez.

“A Oficina de Xadrez é uma atividade oferecida aos nossos alunos, onde os benefícios da prática, são alinhados ao desempenho estudantil. Sabe-se que o xadrez colabora na criatividade e autoestima dos jogadores, como também, no progresso de aprendizagem. Trata-se de um aliado à educação refletindo no rendimento escolar ao desenvolver a capacidade de concentração dos alunos”, comenta a Coordenadora do Departamento Acadêmico da IMED, Gabriele Rodrigues.

A atividade é destinada a todos os acadêmicos de graduação da unidade, que podem ser inscrever CLICANDO AQUI. As aulas serão ministradas pelo aluno de Psicologia da instituição, Vanderlei Pinto, e irão acontecer aos sábados pela manhã, das 08h às 12h, nos dias 15 e 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro.

A carga horária da oficina é de 24h, sendo que o valor do investimento é de R$ 50,00.

O que é o xadrez?

O xadrez é um jogo de mesa de natureza competitiva e recreativa para dois jogadores. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário. O jogo simula o conflito entre dois exércitos, cada qual composto de 16 peças passíveis de movimento em tabuleiro subdividido em 64 casas, e disputado com a utilização de intenso raciocínio lógico e estratégico.

Considerado o jogo de tabuleiro mais popular do mundo, o xadrez na forma atual que conhecemos, surgiu no século XV, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas.

Caracterizado por ser um jogo de raciocínio lógico, concentração e estratégia, possui na arte e na ciência princípios básicos de funcionamento, o qual não depende do elemento sorte. Por ser considerado fácil, porém meticuloso, crianças a partir de 3 anos de idade já têm condições aprender os princípios básicos que norteiam esse jogo de tabuleiro.