Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/07/2019
InovaEdu promove formação sobre Gamificação

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Evento realizado no Laboratório de Metodologias Inovadoras da IMED reuniu professores da Escola Menino Deus

 

Gamificação é o uso de dinâmicas e características dos jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. Este foi o tema de uma formação promovida pelo InovaEdu, Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, para cerca de 40 professores da Escola Redentorista Instituto Menino Deus.

No evento, realizado no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) da IMED, os professores participaram de dinâmicas que estimularam a aprendizagem através da gamificação. “A proposta foi aprender como desenvolver um projeto gamificado em sala de aula utilizando aprendizagem ativa, metodologias ativas e tecnologias para uma educação conectada com o século XXI”, salientou o professor Amilton Martins, Líder no InovaEdu e ministrante da formação.

Para a diretora da Escola Redentorista Instituto Menino Deus, Márcia Bandeira Vargas Muccini, a formação foi uma grande oportunidade de conhecimento aos colegas professores. “O trabalho que tivemos nos trouxe aquela certeza: a fase da aprendizagem que se revela em compreender, interpretar e memorizar é importantíssima, mas colocá-la em prática, e dar significado para aquilo que aprendemos é para toda a vida”, destacou.

A formação reuniu professores como Paulo Edgar Renz da Silva, o professor Paulinho. “Essa atividade foi importante para que a gente pudesse adequar a nossa forma, a nossa metodologia de ensino para uma geração cuja tecnologia faz parte do dia-a-dia, ou seja, a gente conheceu uma nova linguagem, uma nova forma de chegar aos nossos alunos”, enfatizou.

 

O InovaEdu
Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, o InovaEdu tem como missão melhorar a qualidade da educação através do uso de metodologias, tecnologias e processos educacionais centrados nas habilidades demandadas dos aprendizes do Século XXI, visando uma educação relevante, transformadora e emancipadora. O InovaEdu desenvolve vários programas com foco em educação, dentre eles o Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Norte Gaúcho, o Letramento em Programação Instituto Ayrton Senna e o Programa #TeuFuturo.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia