Comunicação

Notícias

VOLTAR
10/01/2022
Incentivo à arte urbana: Edifício ganha obra de arte gigante em Porto Alegre

Por:

() comentários

Muralismo em prédio do Daer - Porto Alegre

Projeto, que conta com apoio da IMED, convida a comunidade à reflexão por meio da arte

Um mural de 65 metros de altura, pintado na lateral do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em Porto Alegre, é a mais nova obra de arte da capital gaúcha. Resultado da colaboração entre dois artistas, a suíça Mona Caron e o brasileiro Mauro Neri, o muralismo será oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (10), em cerimônia com a presença de parceiros da iniciativa - entre os quais está a IMED. 

A ação tem como objetivo estimular a arte urbana, ao mesmo tempo em que contribui para o embelezamento da cidade e convida a comunidade à reflexão por meio da arte. O mural retrata uma mulher negra com as mãos abertas e, entre seus braços, cresce a planta Justicia gendarussa, nativa do Sul do País, também conhecida como quebra-demanda. Para os artistas, representa a resiliência, a superação e a resistência.

 

 

Localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1555, o prédio, sem obstáculos visuais, apresenta posição estratégica, de frente para o Largo dos Açorianos, um dos cartões-postais da cidade, e para o Centro Histórico. Segundo Marcelo Sgarbossa, diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) - entidade que atuou na execução do projeto -,  Mona teve a ideia de utilizar o edifício para o muralismo ainda em 2013, quando esteve em Porto Alegre para participar do Fórum Mundial da Bicicleta.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia