22/06/2020
IMED retoma atividades práticas

Por: Eduarda Ricci Perin

Com uma série de medidas de prevenção à disseminação da Covid-19, instituição recebeu alunos no campus Passo Fundo nesta segunda-feira, 22 de junho

As disciplinas práticas, laboratoriais e de estágios retomaram suas atividades de forma gradual nesta segunda-feira, dia 22 de junho, na IMED. A instituição retomou parte das atividades tomando as medidas estabelecidas no Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19.

O Plano foi construído de acordo com a Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS Nº01/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo Coronavírus (Covid-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do Estado.

Segundo o vice-presidente Acadêmico da IMED, William Zanella, o retorno é gradual e, neste momento, movimenta uma pequena parte dos alunos. “São disciplinas que têm práticas laboratoriais ou estágios realizados na instituição. É um grupo pequeno de alunos, que precisam concluir essas atividades para o encerramento do semestre e alguns para o encerramento do curso”, destaca.

Zanella acrescenta que todas as medidas relativos ao Plano de Contingência estão sendo tomadas, respeitando os EPIs e o distanciamento necessário. “É importante que a gente possa seguir promovendo uma boa formação aos nossos alunos e, a partir disso, eles possam ir ao mercado de trabalho com todas as condições de desempenhar bem a sua profissão”, enfatiza.

Plano de Contingência

Elaborado pelo Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, assessorado pela empresa Rigo Saúde e Segurança do Trabalho Ltda, juntamente com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e com o Comitê de Biossegurança, o Plano possui o propósito de estruturar as instalações, treinar e orientar os funcionários, alunos, terceiros, pacientes de clínicas odontológicas e tutores de clínicas veterinárias, que venham a acessar as instalações da Instituição, de forma a evitar ao máximo a propagação do Coronavírus e possibilitar a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas.

Entre as ações a serem adotadas estão a elaboração de informativos, orientações e sinalizações fixas, treinamentos, distanciamento e barreiras, distribuição de álcool em gel, higienização e desinfecção dos ambientes, aferição de temperatura, fornecimento de EPIs, higienização e desinfecção das mãos. Também apresenta medidas sobre o bloqueio de bebedouros, grupos de risco, medidas em casos suspeitos ou confirmação de COVID-19, recuperação de calendário acadêmico e aulas práticas de todas as linhas- graduação, pós lato e stricto, prazos de TCC, formatura, estágios, medidas de higienização dos ambientes, etc. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo COE através do e-mail: [email protected]

Foto: Divulgação/IMED

Retomada foi para disciplinas que têm práticas laboratoriais ou estágios realizados na instituição