19/11/2019
IMED recebe encontro de Formação sobre Gestão de Conflitos Escolares

Por: Daniel Santos

A quarta edição do encontro da Formação sobre Gestão de Conflitos Escolares - que conta com a organização do Curso de Direito da IMED em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo reuniu professores e gestores das escolas públicas. A Formação capacita os profissionais das escolas para a gestão dos conflitos escolares que envolvem alunos, professores, funcionários e famílias.

As temáticas do quarto encontro foram acerca de práticas para resolução desses conflitos. Pela manhã, as professoras do Curso de Direito, Caroline Wust e Raquel Soveral, ministraram oficina sobre mediação de conflitos e justiça restaurativa. No turno da tarde as atividades foram conduzidas pelo professor da IMED, Amilton de Quadros Martins – Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, coordenador do Núcleo Norte Gaúcho de Letramento em programação do Instituto Ayrton Senna.

Temas relacionados à Cultura de Paz foram desenvolvidos pelo professor Amilton: Ciberbullyng, Violência Física nas Escolas, Violência entre Pais e Professores, Violência fora das Escolas e Tráfico de Drogas. “Cada grupo propôs uma solução para cada conflito, analisando a questão das diretrizes e de mediação de problemas quanto a questão do Estatuto da Criança e do Adolescente para que pudéssemos refletir e construir uma cartilha prática de como agir nas escolas em casos de violência ou qualquer tipo de agressão”, comenta Martins.

A atividade ocorreu na terça-feira (12) e o último encontro será realizado no dia 26 de novembro.