23/09/2021
IMED realiza V Seminário sobre a teoria de Justiça de Amartya Sen

Por:

Promovidos pelos CEPAS, Programas de Pós-Graduação em Direito e Arquitetura da IMED, Projeto em Rede Cidadania, debate público e seguridade social a partir de Amartya Sen, o V Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen e o II Seminário Internacional sobre Cidadania. Debate público e Seguridade Social a partir de Amartya Sen teve como tema central da atividade:  proteção social e debate público em Amartya Sen, durante

O seminário contou com a exposição de importantes experiências de Redes de Proteção Social na pandemia em diversas localidades do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina com posterior debate tendo como referência a Teoria da Justiça de Amartya Sen. Participaram desde primeiro momento, representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, do Projeto Transformação, do Estado da Colômbia, do Projeto CUFA de São Paulo e da BSBIOS de Passo Fundo.

Também houve conferência temática sobre democracia, papel dos líderes e qualidade da informação durante a pandemia – que contou com os professores Flávio Comim (Espanha) e Graciela Tonon (Argentina).

O Seminário contou, na sua programação final, com a apresentação de renomados pesquisadores do Brasil, da América Latina e de Universidades da Polônia e Itália sobre temas emergentes nas democracias contemporâneas, como: espaço urbano, meio ambiente e equidade social; justiça, construção de narrativas e escolhas sociais; participação social, democracia e liderança; e, políticas públicas e espaços de participação.

Durante o evento que ocorreu no dia 15 de setembro de forma hibrida (on-line e presencial), também houve a apresentação de mais de 50 trabalhos científicos em 9 mesas de trabalhos. A avaliação foi feita por professores pesquisadores de diferentes universidades. “A equipe organizadora agradece a participação de todos os membros dos Grupos de Pesquisa, do CEPAS, dos participantes dos Workshops e da IMED”, comenta um dos organizadores do evento, professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGD), Neuro Zambam.