Comunicação

Notícias

VOLTAR
21/06/2022
IMED pelo mundo: professora participa de pesquisa científica na França

Por:

() comentários

Entre os dias 16 e 17 de junho de 2022, a professora da Escola de Direito da IMED, Muriele Boscatto, participou do lançamento do Projeto de Pesquisa “IRP ALCOM – Contributions de l’Amérique latine à l’esquisse d’un droit commun” no Institut des Sciences Juridique et Philosophique de La Sorbonne, em Paris/França. 

Segundo a docente, a pesquisa visa identificar as contribuições latino-americanas e as dinâmicas normativas tendentes à construção de um direito comum, compreendido como um direito pluralista que se esforça em conciliar a singularidade e a multiplicidade. “A pesquisa parte da constatação de que a contribuição latino-americana não se limita à elaboração de normas internacionais de vocação universal, mas que intervém como via de interpretação dinâmica do corpo jurídico existente concorrendo à emergência de soluções inovadoras suscetíveis de inspirar outros espaços normativos (nacional, regional e mundial)”, conta. 

A professora Muriele Boscatto, junto com pesquisadores brasileiros, latino-americanos e europeus, integra dois Eixos do Projeto de Pesquisa, que se desenvolverá por cinco anos: Eixo 01 « Mécanismes de justice transitionnelle face aux crises anciennes et nouvelles », coordenado pelas professoras doutoras Jânia Saldanha (UNISINOS), Deisy Ventura (CEPEDISA - USP), Carla Osmo (CAAF, UNIFESP) e Marie Rota (Université de Lorraine) e Eixo 03 « Responsabilité(s) des entreprises face aux impacts sociétaux et environnementaux de l’activité économique », coordenado pela professora. Dra. Kathia Martin-Chenut (CNRS, UMR ISJPS), coordenadora geral do Projeto de Pesquisa e Diretora do Institut des Sciences Juridique et Philosophique de La Sorbonne, e pelo professor Dr. Humberto Cantu Rivera (Université de Monterrey).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia