Comunicação

Notícias

VOLTAR
09/10/2019
IMED entrega Projeto Arborístico da Praça Capitão Jovino

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolveu projeto que identifica as espécies presentes na Praça

 

Identificar para preservar. Este é o objetivo do Projeto Arborístico da Praça Capitão Jovino, desenvolvido pela professora Linessa Busato, do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED, com a participação de acadêmicos da disciplina de Paisagismo.

O estudo foi encomendado pela Associação dos Amigos da Praça da Santa Teresinha (AAPST), que recebeu o Projeto finalizado na tarde de segunda-feira (7). Nele, foi elaborada uma implantação com a localização, nome popular, nome científico, origem e quantidade da arborização da Praça Capitão Jovino.

Entre as espécies identificadas estão canafístula, cereja do Rio Grande, pitangueira, guabiju, ovaia, figueira e erva-mate. Segundo a professora, a Praça também conta com espécies ameaçadas de extinção, como o angico.

De acordo com o coordenador de Extensão e Responsabilidade Social da IMED e Tesoureiro da AAPST, Elvis Mognhon, nos próximos dias, os usuários da praça serão brindados com as informações de cada espécie, promovendo o conhecimento da flora presente no local e maior interação com a natureza.

“O próximo passo é a produção das placas de identificação com o nome comercial e o nome científico de cada espécie, entre outras informações”, destaca. O projeto também contempla a colocação de QR Codes com a informação detalhada de cada árvore, acessível a deficientes visuais. Esta etapa conta com parceria do Curso de Ciências da Computação da IMED e da professora Dra. Andrea Mussi, especialista em Arquitetura Inclusiva.

Para a professora, através do acesso de informação sobre as árvores da praça, os usuários poderão conhecer e aprender sobre espécies frutíferas, quais tem propriedades medicinais, quais são nativas ao nosso bioma e que animais interagem com esta planta. “Este conhecimento se faz importante para que as pessoas compreendam a importância da arborização urbana para a qualidade de vida de todos”, destaca Linessa.

Além da professora Linessa e do coordenador de Extensão, Elvis Mognhon, esteve presente na entrega o administrador da Rede Notre Dame e Presidente da Associação dos Amigos da Praça da Santa Teresinha, Fagner Vieira.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia