31/10/2019
IMED é recredenciada com conceito institucional 4

Por: Liliana Crivello

A portaria é o elo de reconhecimento de um processo de excelência acadêmica que valoriza o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, 31/11, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.874, de 29 de outubro de 2019, referente ao Recredenciamento Institucional da IMED – Passo Fundo.

A instituição passou por visita in loco em março de 2019, e obteve 4 (numa escala de 1 a 5) como conceito institucional, sendo que esta portaria tem o prazo de validade de quatro anos.

Para dar continuidade ao funcionamento das atividades da instituição, se faz necessário realizar o recredenciamento periodicamente, conforme prazos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC). O recredenciamento é a renovação do ato administrativo de credenciamento das instituições de ensino superior.

O recredenciamento institucional deve ser de acordo com sua organização acadêmica, podendo ser recredenciadas como: faculdades, centros universitários ou universidades. Este ato, deve ser de acordo com a modalidade de oferta, sendo presencial ou à distância.

A visita é baseada no Instrumento de Avaliação Institucional Externa, Ministério da Educação (MEC), sendo a principal ferramenta utilizada pelos avaliadores no momento da visita in loco. Este instrumento é constituído em cinco eixos, 1) Planejamento e Avaliação Institucional, 2) Desenvolvimento institucional, 3) Políticas acadêmicas, 4) Políticas de gestão e 5) Infraestrutura, os quais contemplam as dez dimensões do Sinaes.

De acordo com a responsável pelo Departamento de Regulação do Ensino Superior, Josiane Medeiros, “o conceito obtido pela IMED é extremamente importante, pois comprova o nosso trabalho na busca pela a excelência acadêmica, além de garantir a qualidade de entrega no ensino e aprendizagem aos acadêmicos”, esclarece Josiane.

Para o vice-presidente Acadêmico, William Zanella, “a portaria é o elo de reconhecimento de um processo de excelência acadêmica que valoriza o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, com docentes altamente qualificados e infraestrutura em constante evolução. Parabenizamos os docentes e colaboradores pela constante contribuição na construção da instituição”, ressalta Zanella.