12/05/2022
IMED e Justiça Federal oferecem assistência jurídica gratuita à comunidade

Por: Eduarda Perin

Acordo firmado atende pessoas hipossuficientes de Passo Fundo e região que necessitam de serviços judiciais

Orientação e acompanhamento processual gratuito para a comunidade e experiência na prática jurídica para estudantes. Estas são as vantagens de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a IMED, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NUJUR), e a Justiça Federal, que oferece, a partir de hoje, assistência jurídica gratuita a pessoas hipossuficientes, ou seja, que não conseguem arcar com custos relacionados ao acesso à justiça.

O serviço é voltado à famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, encaminhadas pela Justiça Federal à IMED. “Além dos benefícios aos usuários, que poderão contar com assessoria e consultoria jurídica gratuita, com orientação e acompanhamento processual, os alunos do curso de Direito da IMED terão a oportunidade única de aliarem o conteúdo teórico com a prática supervisionada, além de desenvolverem a filantropia e engajamento social”, enfatiza a coordenadora do NUJUR, Lívia Copelli Copatti.

A assistência jurídica voluntária abrange a orientação para a postulação e defesa de interesses de pessoas que não possuam advogado e que residam nos municípios de abrangência da Subseção Judiciária de Passo Fundo - Água Santa, Camargo, Capão Bonito do Sul, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Sertão, Tapejara, Tupanci do Sul, União da Serra, Vanini, Vila Lângaro e Vila Maria.

O serviço poderá ser prestado nas ações cíveis e previdenciárias. “Com a formalização do acordo, ampliamos o âmbito de atuação do NUJUR e possibilitamos um aprendizado ainda mais significativo para os nossos alunos, já que as ações judiciais que correm na Justiça Federal são diferenciadas da Justiça Comum e, normalmente, não são costume na prática jurídica dos Núcleos”, destaca a coordenadora.

Interessados em utilizar a assistência jurídica podem contatar a Justiça Federal por meio da Central de Atendimento ao Público pelo e-mail [email protected], pelo telefone (54) 3316-9049 ou pelo WhatsApp no número (54) 3316-9061. A Justiça Federal fica localizada na Rua Antônio Araújo, 1110, em Passo Fundo/RS.