Como Logar?

27/04/2017
IMED e Hospital da Cidade inauguram Centro Ambulatorial

Na manhã desta quinta-feira (27/04), IMED e Hospital da Cidade inauguraram o Centro Ambulatorial HC/IMED. O espaço de 273m² localizado na Rua Paissandú, nº 669, contempla nove consultórios médicos, nos quais os acadêmicos do Curso de Medicina da IMED realizam atividades de prática ambulatorial a partir do quinto semestre da graduação.

Tendo suas atividades iniciadas em março, já foram realizadas no Centro Ambulatorial cerca de 160 consultas nas especialidades de Clínica Geral, Cardiologia, Gastroenteorologia e Pneumologia.

Os pacientes atendidos no novo espaço são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. A partir dos próximos semestres, o número de especialidade será ampliado.

Parceria IMED/HC

A parceria entre as instituições foi firmada no ano de 2011, com o planejamento da implantação do Curso de Medicina da IMED e credenciamento do Hospital da Cidade como seu hospital-escola, onde os alunos realizam atividades práticas em suas dependências desde o início da graduação.

O trabalho conjunto entre ambas instituições tem como objetivo a construção de um centro de excelência para o ensino da Medicina, uma vez que Passo Fundo é um polo regional na área de serviços, principalmente no setor da saúde.

Para a Coordenadora do Curso de Medicina da IMED, Dra. Raquel Scherer de Fraga, a inauguração do Centro Ambulatorial é um marco para as instituições. “O Ambulatório foi planejado desde 2016, com o início da disciplina de semiologia dentro da graduação. O espaço foi planejado com a finalidade de ser um ambiente diferenciado para os professores, alunos e pacientes, de forma a garantir um aprendizado de qualidade e um atendimento ideal ao paciente do SUS. Para a coordenação do curso de medicina esse momento acaba sendo um marco, pois os alunos efetivamente iniciam os atendimentos na graduação, onde temos um espaço diferenciado, que permite tanto a assistência de qualidade quanto o ensino da medicina”, destaca.

Participaram da inauguração do Centro Ambulatorial HC/IMED direção de ambas as instituições, e representantes da Câmara de Vereadores, da imprensa, dos hospitais da região, representantes das coordenadorias regionais de saúde e conselho municipal de saúde, organizações da sociedade civil e demais representantes de entidades ligadas às áreas da educação e saúde.