Comunicação

Notícias

VOLTAR
05/09/2019
IMED divulga edital de seleção de bolsistas para integrar o Projeto Letramento em Programação

Por: Francine Tiecher

() comentários

Implantado desde o ano de 2016 na instituição, o programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna

 

Desde o ano de 2016 a IMED, Fundação Meridional e Instituto Ayrton Senna estreitam suas parcerias por meio do Projeto Letramento em Programação do Norte Gaúcho, que tem por objetivo disseminar a programação de computadores em municípios da região norte do Estado.

O projeto coordenado pelos professores Amilton Martins e Ariane Pazinato, é desenvolvido e executado pela equipe do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da IMED, em parceria com as Prefeituras Municipais de Carazinho, Coxilha, Ernestina, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva e Tapejara.

Com essa ampliação da rede de atuação do Letramento em Programação, atualmente participam 35 escolas da rede estadual e municipal e quase 800 jovens fazem parte do programa.

Para atender as demandas do projeto, pelo terceiro ano consecutivo a IMED abre o edital para bolsistas de iniciação científica (PIC) que estejam cursando graduação em qualquer área do conhecimento. O estudante irá desempenhar funções com o acompanhamento de gestores do projeto, oportunizando ampliar seus conhecimentos na prática Tecnológica Educacional.

“A participação como bolsistas no INOVAEDU permite a(o) graduanda(o) ter acesso a projetos nacionais, contato com outros quatro estados do Brasil, se relacionar com escolas, trabalhar com pesquisa científica em pensamento computacional da educação básica, além de apoiar a formação de professores da educação básica do ensino fundamental e médio, tanto do Norte Gaúcho, quanto em Porto Alegre, que será a novidade a partir de agora”, explica o professor Amilton.

As inscrições ocorrem de 05 a 10 de setembro.

CLIQUE AQUI e confira o edital completo.

 

Sobre o Programa Letramento em Programação

O Programa Letramento em Programação dirigido nacionalmente por Mozart Neves Ramos, Diretor de Inovação do Instituto Ayrton Senna, foi lançado em 2015 e tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.

O objetivo do projeto não é formar programadores, e sim, através da programação, inspirar e despertar os comportamentos que potencializem as habilidades já citadas. Para implementação do Letramento em Programação nas escolas, se utilizam ferramentas de programação de computadores para crianças, que diferente da programação profissional, tem finalidades didáticas. 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia