Comunicação

Notícias

VOLTAR
17/12/2020
HUB de Inovação promove alinhamento estratégico com as células de inovação

Por: Daniel Santos

() comentários

Encontro apresentou, durante a tarde de quarta-feira,16, a Jornada de Inovação da empresa Marcopolo

O HUB de Inovação da IMED surgiu para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, utilizando a tecnologia e a pesquisa acadêmica como meio para oferecer soluções inovadoras que aumente eficiência e reduza custos para as empresas.

A iniciativa possui o propósito de conectar pessoas a oportunidades. Diante deste panorama, o HUB promoveu na tarde dessa quarta-feira, 16, o encerramento do ano de 2020 com um encontro online que promoveu a troca de ideias e apresentou a Jornada de Inovação da Marcopolo, com João C. Paviani Jr, que atua como Innovation & Project Management na empresa Marcopolo Next. Além disso, foi possível que cada célula de inovação, que são promovidas através do programa de Transformação Cultural e Digital dentro do HUB da IMED, apresentasse seus modelos de negócios. “ O case da Marcopolo é inspirador e nos traz, a partir das experiências do que deu certo e do que deu errado, a reflexão do que pode ser transformado, e assim promovendo o aprendizado para as empresas que estão iniciando seu processo de transformação sobre novas maneiras e práticas de transformação cultural. O propósito que nós temos com isso, é fazer com que haja troca entre as empresas que fazem parte do grupo do Programa Aliança Empresarial e que elas possam ser exemplo de instituições que transformam e que constroem nova oportunidades de inovação dentro do Estado do Rio Grande do Sul”, explica a presidente do HUB de Inovação da IMED, Márcia Capellari.

 

Presidente do HUB de Inovação da IMED, Márcia Capellari.

 

A Marcopolo S/A, é uma das maiores fabricantes de carrocerias do mundo e anunciou em 2019, a criação da Marcopolo Next - divisão de inovação voltada para o futuro da mobilidade com o propósito de desenvolver serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. “A inovação é necessidade e é um dos principiais caminhos para que possamos buscar a continuidade dos nossos negócios. A Marcopolo empresa que constrói ônibus há 71 anos percebeu que está perdendo usuários, ou seja, passageiros. É natural, eles estão migrando para o transporte via aplicativo. Diante disso, passamos a olhar a mobilidade como um todo e a mudança de comportamento do consumidor nos ajudou a acelerar a inovação ‘dentro de casa’. A Marcopolo Next é um dos vetores de transformação da companhia e desenvolve soluções para facilitar o deslocamento e a conexão das pessoas”, relata João.

 

João C. Paviani Jr - Innovation & Project Management na empresa Marcopolo Next.

 

O evento foi acompanhado por lideranças das empresas que estão em desenvolvimento com projetos de inovação, entre elas Coprel e Metasa.

 

HUB de Inovação em 2021

Em 2020, um ano transformador para todo mundo, o HUB cumpriu com seu papel de promover mudanças através de projetos de transformação cultural e digital. “Estamos auxiliando empresas a passar por esse momento. A própria IMED foi um case de sucesso em relação a isso. A gente realizou, nesse ano, uma maratona online de inovação, o Hackaton Unlimited em que desafiamos o time de colaboradores a desenvolverem o futuro da inovação pensado na educação. Começamos a estruturar as células de inovação, várias empresas buscaram a IMED para se desafiar e pensar o futuro da sua empresa com a estruturação de um setor que vai potencializar a inovação”, comenta o head de Inovação do IMED Hub, Gláuber Signori.

 

head de Inovação do IMED Hub, Gláuber Signori 

 

Para o ano que vem, o HUB se propõe a promover mais mudanças. O programa de Transformação Cultural e Digital do HUB de Inovação da IMED fará com que as empresas consigam inicialmente um aporte de mudanças culturais para que possam entrar com o Programa de Inovação Aberta. “O Programa vai conectar startups que estão no mercado e que podem resolver os problemas das empresas que estão desenvolvendo pesquisas. Em 2021, estamos promovendo ainda mais ações para ajudar as grandes e as médias empresas a implementar programas de transformação cultural e digital por meio dos programas de inovação que a IMED possui. O nosso objetivo é transformar a região norte do Rio Grande do Sul num pólo de inovação e no futuro um grande berço de startups que conseguiram fazer história no Estado.”, finaliza Márcia Capellari.

 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia