Como Logar?

09/11/2017
Gestores e lideranças se reúnem para discutir as perspectivas e desafios do Cluster de Saúde

Na tarde desta quinta-feira (09/11), gestores da saúde e lideranças municipais e regionais estiveram reunidos para discutir as perspectivas e os desafios do Cluster da Saúde.

A programação do meeting, que girou em torno do Cluster, contou com o painel “Mapa do Cluster da Saúde de Passo Fundo - Dados Preliminares”, apresentado pelo Sócio da Produttare Consultores Associados, Rodrigo Pinto Leis, “Cluster de Tecnologias para a Saúde no RS: desafios e perspectivas”, abordada pela Diretora-Presidente do BADESUL Susana Kakuta, e “Medical Valley: histórico, governança e oportunidades”, ministrado pelo Diretor Executivo do Medical Valley, Tobias Zobel.

O encontro, que ocorreu no Auditório do Centro Executivo Presidente Vargas – CEPV, teve como objetivo gerar um ambiente de socialização das premissas e cadeia geracional do grupo que compõe o Cluster da Saúde, uma vez que várias instituições e profissionais reuniram-se e articularam-se conjuntamente durante os últimos dois anos, especialmente, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade, IOT, HO, Prontoclínica, Universidade de passo Fundo, Universidade Federal da Fronteira Sul, IMED, FASURGS, ACISA e Prefeitura Municipal de Passo Fundo para a realização de mapeamento das competências do Cluster de Saúde de Passo Fundo, elaboração do planejamento estratégico e do sistema de governança do Cluster da Saúde de Passo Fundo.

De acordo com Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari, esse grupo trabalha com a construção da estratégia de marketing da cidade como polo de saúde e a prospecção para criação e instalação de novas empresas na área. “O grande desafio será compreender que o que nos trouxe até aqui – assistência e ensino – não garantirá o futuro. A disputa pelo futuro passa pela completa integração entre ensino, assistência e pesquisa, em um amplo ecossistema de desenvolvimento capaz de articular-se politicamente e financiar novos empreendimentos, vinculados à nova economia da sociedade do conhecimento”, destaca.