Comunicação

Notícias

VOLTAR
19/09/2019
Fórum internacional amplia debate sobre responsabilidade social universitária

Por: Karen Vidaleti

() comentários

 

Quarta edição do Fórum Anual da União de Responsabilidade Social Latino-americana se inicia na quarta-feira (25) na IMED, em Porto Alegre

Começa quarta-feira (25), no campus da IMED em Porto Alegre, o 4º Fórum Internacional da União de Responsabilidade Social Universitária da América Latina (Ursula). O evento anual, que chega ao Brasil pela primeira vez, trará uma seleção de palestrantes nacionais e internacionais, vindos de países como Argentina, Chile, Colômbia, França, Peru e Suíça. A programação se estende até a sexta-feira (27) e debaterá como as universidades podem ser aceleradoras para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para inaugurar a Fórum, o Presidente da Education Relief Fundation, Sheik Manssour Bin Mussallam (Suíça) abordará a educação equilibrada e inclusiva a serviço do desenvolvimento local. Entre os conferencistas, também estão o Diretor-geral da Universia Brasil, Anderson Pereira (Brasil), o Diretor da Associação para a Criança e seu Ambiente (Peru), Joaquín Leguía; a Coordenadora-geral da Academia B-Sistema B, Dra. Mary-ann Cooper (Chile); o Subsecretário de Educação Média da Universidade de Buenos Aires, Mariano Echenique (Argentina); o Presidente de Besouro Agência de Fomento Social, Vinicius Mendes Lima ((Brasil).

Além dos painéis, que abordarão temas como arquitetura da universidade sustentável, empreendedorismo e impacto social, haverá ainda o lançamento do Guia Global de Educação Equilibrada e inclusiva, elaborado pela Education Relief Foundation; do Manual de Responsabilidade Social Universitária (RSU), a divulgação de resultados da Pesquisa Continental do Estado da Arte da RSU na América Latina 2018-2019, e a apresentação de propostas desenvolvidas e selecionadas durante o Startup Experience Ursula, com o objetivo de tornar universidades mais saudáveis, solidárias e sustentáveis.

A organização do Fórum é conduzida pela União Ursula e pela IMED, com apoio da Iniciativa de Inovação Social do Banco de Desenvolvimento da América Latina (IIS-CAF), da Faccat, da Univates e da Universidade Tecnológica Metropolitana do Chile. As inscrições são aceitas no site da IMED. Acesse a programação aqui.

Sobre a União Ursula

A União Ursula reúne mais de 150 instituições de ensino superior em 12 países latino-americanos. Desde 2016, trabalha para promover a responsabilidade social universitária e políticas de ensino capazes de reduzir a distância até os ODS, bem como combater os problemas sociais e ambientais enfrentados pela sociedade. Para isso, aposta na gestão social de pesquisa e conhecimento, na extensão participativa solidária e na gestão ética, transparente e ecológica do campus.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia