06/01/2020
Formatura unificada da IMED reúne mais de 5 mil pessoas em Passo Fundo

Por: Daniel Santos

264 formandos de sete cursos de graduação colaram grau na Arena Gran Palazzo no sábado (4)

Em uma noite de alegria e emoção, entusiasmados com a concretização do tão aguardado dia da formatura, 264 pares de olhos brilhantes vislumbravam o futuro profissional. Sorrisos largos e ouvidos atentos às palavras proferidas pelo presidente da IMED, Eduardo Capellari, durante a cerimônia de colação de grau realizada nesse sábado (4) na Arena Gran Palazzo. Em seu discurso, Capellari enfatizou a importância dos alunos na trajetória de 15 anos da Instituição – completados no mês de dezembro. “Procuramos desenvolver a melhor formação técnica possível, capaz de prepará-los para o mercado de trabalho na área que escolheram, em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo. Mas também procuramos desenvolver competências socioemocionais, necessárias ao convívio social e à resolução de nossos grandes desafios”, ressaltou.

Durante sua fala Capellari também enfatizou a importância da tolerância, do respeito à discordância, da imaginação, do protagonismo e do pensamento reflexivo. “O sucesso da IMED existirá com o sucesso de vocês. Vocês são uma espécie de filhos, na medida em que materializarão em sua caminhada, em sua vida profissional os seus sonhos, os sonhos dos seus pais, mas, também os nossos desejos, os nossos sonhos. Seremos melhores como professores e como instituição na medida em que vocês voarem, alto e longe”, finalizou.

Diante de uma plateia de 5 mil e 500 pessoas, formada por pais, familiares, namorados e amigos dos formandos, o jornalista Tulio Milman - paraninfo de honra –  refletiu sobre brevidade e o quanto a sociedade está cada vez mais exigente com o tempo. “ Apostar corrida contra o tempo é estressante e cansativo. Ideias curtas, vídeos curtos, amores curtos, amizades curtas, paciência curta e tolerância curta. Até porque a gente nem precisa ajudar o tempo a passar rápido. Revisitar o passado é ajudar o futuro” ponderou.

Milman trouxe as TOP 10 Dicas para Formandos: Saber lidar com pessoas; Reserve tempo para família e amigos; Escute mais; Tenha uma causa; Não se cole rótulos;  Não ceda ao radicalismo ; Cuide de si mesmo; Não se acomode para achar uma resposta; Não abra mão da sua zona de conforto; Não tenha medo de errar.

O modelo de Formatura Unificada criado pela IMED e organizado em parceria pela Center Color está na terceira edição. É uma inovação da Instituição que oferece de forma gratuita a cerimônia aos acadêmicos. Além de assumir a responsabilidade pelos investimentos, a IMED padronizou o evento, proporcionando organização e qualidade à cerimônia. Além da colação de grau, também foi disponibilizado baile para os formandos.