17/05/2018
Experiência acadêmica antes de cursar uma faculdade

Por: Liliana Crivello

Para 36 alunos de escolas de Passo Fundo e região, o programa #TeuFuturo iniciou nesta quinta-feira (17), no Curso de Ciência da Computação. Esta é uma oportunidade em que os estudantes aprendem a desenvolver jogos e aplicativos, além de adquirir conhecimentos em robótica.

De acordo com a coordenadora do programa no Curso de Ciência da Computação, Me. Ariane Mileidi Pazinato, a Imed oportuniza aos alunos do ensino médio, vivenciar a prática das profissões. “O #teufuturo no curso de Ciência de Computação existe desde 2013, iniciamos a nossa sexta turma, e junto inicia todo o processo de construção e vivência com estes alunos de ensino médio, pois oferecemos a eles uma experiência inicial na área da computação para que eles possam se experimentar e se aventurar nesta área antes mesmo de iniciar uma graduação”, descreve.

O estudante da escola Protásio Alves, Juliano Rodrigues, classifica a oportunidade como primordial para saber se realmente é o que se deseja cursar. “O curso em si já chama a atenção pelas etapas que oferece, como robótica, com o que me identifico. Minha expectativa é sair daqui com conhecimento e podendo desenvolver algo meu. Também vou aproveitar para saber se é o que realmente quero seguir de profissão para não correr o risco de começar uma graduação e depois trocar de curso”, fala.

Projeto

Além da formação específica em cada uma das áreas, também é proporcionado um módulo de empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal na carreira a seguir, de forma gratuita.

Ao final da formação, todos os participantes recebem certificado do Projeto. Para os alunos que desejarem continuar a carreira acadêmica e profissional na área, são aplicadas avaliações por profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching, e posteriormente a isso são encaminhados para possíveis estágios em empresas parceiras da iniciativa. Os alunos selecionados pelas empresas recebem uma bolsa de graduação por 12 meses, com a possibilidade de efetivação do contrato após o termino deste estágio inicial.

O projeto tem como principal objetivo aproximar a IMED das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.

Fotos: Liliana Crivello/IMED