Como Logar?

11/05/2018
Evento promove tecnologia a serviço da saúde

Por: Liliana Crivello

Um evento acadêmico, promovido pelo diretório Moacyr Scliar, do curso de Medicina da IMED aborda reflexões sobre a ciência e tecnologia, importantes para o dia a dia de médicos e profissionais de saúde, discutindo e apresentando as inovações tecnológicas vão impactar o mundo em um futuro próximo. A 1ª Mostra de Inovação e Desenvolvimento em Saúde, – MINDS ocorre nos dias 14 e 15 de maio, no Campus Passo Fundo.

De acordo com o coordenador do Curso de Medicina da IMED, Me. Luiz Artur Rosa Filho, o evento irá contemplar acadêmicos e profissionais de todos os cursos que tenham experiências nas áreas de abrangência do MINDS, Startups ou novas tecnologias para aprimorar as diversas atividades na área da Saúde. “Vamos discutir temas que normalmente não são abordados durante a graduação, ou não de forma tão intensa, mas que são muito importantes para o médico do século XXI. São temas como inovação, empreendedorismo, gestão, todos voltados à saúde. É o primeiro evento na cidade com esta temática, que tem dominado muito o calendário da saúde no país”, aponta Luiz Artur.

O integrante da comissão organizadora do evento, Jefferson Cunha, aponta que os espaços de apresentação de trabalhos científicos e de extensão, desenvolver a destreza em oratória, realizar intercâmbio de informações sobre as áreas de gestão, liderança, inovação e empreendedorismo aplicados na saúde. “Queremos mostrar para os alunos que tem um outro olhar dentro da medicina que não só a clínica, que sendo um profissional da saúde você pode ser um empreendedor, um gestor, ocupar um espaço fora do tradicional. Estamos vivendo o início da quarta revolução industrial, que entra a questão da criatividade, então, o mercado de trabalho vai acabar exigindo que sejamos os médicos com o diferencial de inovar, ver um problema de saúde e criar uma solução”, descreve Cunha.

Programação

"I Mostra de Inovação e Desenvolvimento em Saúde”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio de 2018 com a seguinte programação:

14/05/2018 – Local: Auditório Central

19h – Abertura;

19h30min - Videoconferência: Inovações e empreendedorismo nas tecnologias para a saúde.

Palestrante: Dra. Cristiane Benvenuto – É médica, fundadora do “Medicinia”, e foi liderança global na Ashoka, organização que há 35 anos se dedica à catalização do empreendedorismo e da inovação social em todo o mundo

20h10min – Palestra: A medicina do futuro e sua integração com a tecnologia.

Palestrante: Dr. Valter Roesler - Finalizou o doutorado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 2003.  É professor na UFRGS, onde lidera o laboratório do PRAV (Projetos em Áudio e Vídeo), com projetos ligados principalmente à Codificação e Transmissão de Vídeo, Telemedicina e Redes de Computadores.

20h40min - Debate. Mediadora: Me. Márcia Rodrigues Capellari;

21h10min – Apresentação de trabalhos.

15/05/2018 - Local: Auditório Central

19h – Palestra: Pesquisa e empreendedorismo em soluções para profissionais da saúde.

Palestrante: Dr. Ronaldo Poerschke -  É Criador do Dr. X Medical Training, uma empresa que está no mercado desde 2013, porém com 20 anos de experiência em pesquisas de meios de treinamento médico. Tem como missão contribuir para o avanço do estudo da medicina. Visa ser uma empresa que contribua com a sociedade através da melhoria do ensino médico. Valoriza o conhecimento e o avanço da ciência levando as melhores condições de vida da humanidade, evitar o sofrimento humano e animal, com melhores modelos de ensino para a medicina.

19h40min – Palestra: Os profissionais da saúde no contexto da 4º Revolução Industrial.

Palestrante: Me. Derli Stumpf – Leciona as disciplinas de História e Geografia no Sistema Garra nas unidades de Passo Fundo, Erechim, Soledade e Chapecó, bem como é professor de atualidades em cursos preparatórios para concursos públicos. É licenciado e mestre em História pela Universidade de Passo Fundo, bacharel em Direito pela IMED.

20h10min – Debate. Mediador: Me. Luiz Arthur Rosa Filho.

20h40min – Apresentação de trabalhos.

16/05/2018 - Local: Maktub / MINDS OF SCIENCE

19h30min – Painel: Startups em Saúde

Palestrante: Fernando Berwanger -  É fundador e CEO da empresa Hemotify, uma startup nascida da paixão por empreendedorismo? social, sendo uma plataforma web que conecta doadores de sangue à pessoas que precisam de transfusão via rede sociais, e aplicativos de comunicação, assim avisando instantaneamente os doadores cadastrados que possuem o tipo sanguíneo necessitado pelo hemocentro no momento.

Adriana da Leve – É CEO fundadora da Startup Elfos. Analista de Sistemas e Negócios. Possui ampla experiência em desenvolvimento de software, participando de diversos projetos da concepção ao desenvolvimento de ERPs.  Cria e implanta projetos de Gamificação para melhorar a comunicação e agregar valor no relacionamento Empresa X Colaborador e Empresa X Cliente. Vivência o empreendedorismo desde 1998 estando a frente de negócios na área da Tecnologia e Saúde.