Comunicação

Notícias

VOLTAR
08/01/2019
Estudantes de Medicina da IMED chegam ao Internato Médico

Por: Daniel Santos

() comentários

O internato médico é uma etapa do curso de medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprios ou conveniados, e sob supervisão direta de preceptores - responsável por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos estudantes durante o período de Internato. Na IMED, os acadêmicos de Medicina do 9° nível iniciam essa fase no dia 15 de janeiro com atuação no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), Hospital Cristo Redentor de Marau, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Hospital Santo Antônio de Tapejara, Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha, além da Rede Municipal de Saúde, que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), entre outros.

De acordo com a coordenadora adjunta do curso de Medicina da IMED, professora Caroline Calice, o internato representa o momento em que os alunos irão, de fato, aplicar o conhecimento adquirido ao longo da graduação com a possibilidade de aprofundar ainda mais o seu aprendizado. “Nesse primeiro semestre, entrarão em estágio 32 alunos, que estão no 9° semestre do curso. É a nossa primeira turma. O internato tem duração de 4 semestre, contabilizando 3.080 horas em 40 horas semanais” explica.

Para o estudante Christian A. Vieira, o Internato representa a transição entre o ensino essencialmente teórico para o contato mais próximo com os pacientes e o cotidiano hospitalar. “Nessa etapa nos tornamos ainda mais cientes da rotina e carreira profissional, uma vez que os acadêmicos, e agora doutorandos, estão sob supervisão direta e constante do médico tutor e também dos médicos residentes.  Nesse período de dois anos o aluno tem a oportunidade de iniciar na prática a tomada de decisões clínicas e aquisição de destreza em procedimentos cirúrgicos básicos. Em vista disso, essa bagagem didática constitui-se necessária e fundamental para os primeiros passos em sua via profissional após a conclusão do curso” comenta Christian.

A professora Caroline Calice comenta que as atividades do internato são divididas por áreas. “Nesse primeiro semestre, os alunos atuarão em: Urgência e Emergência; Saúde Mental; Saúde Coletiva e Medicina da Família e Comunidade. Já no segundo semestre de 2019, os alunos irão atuar na área de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. Os doutorandos, como chamamos os alunos que estão em internato, irão acompanhar os serviços nessas áreas, incluindo hospitais e a rede municipal de saúde, sob supervisão de um preceptor”, enfatiza.

 

Cerimônia de Lançamento

 

No dia 14 de janeiro, às 17h, ocorre no auditório do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), a cerimônia de lançamento do Internato Médico para estudantes de Medicina da IMED. “O internato é uma etapa de extrema importância para a formação do aluno. Pois, é nesse momento que o aluno vivência de forma mais intensa, as atividades, funções e responsabilidades de um médico. Embora os alunos já tenham contato com os pacientes e com o sistema de saúde, desde o início do curso, é no internato que o seu conhecimento aumenta exponencialmente, uma vez que está imerso no ambiente da prática. Além do aprendizado técnico, outras competências ética-humanísticas e de relacionamento interpessoal, são aprimoradas nessa fase. Dessa forma, o internato prepara o aluno para ser um profissional médico, que responda às demandas da sociedade em que está inserido”, finaliza a professora Caroline.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia