20/10/2021
Estudantes de Medicina compartilham conhecimentos sobre a Sepse

Por: Eduarda Perin

Ação realizada em uma escola de Passo Fundo conscientizou alunos de ensino médio sobre a infecção

Quando nosso corpo se depara com uma infecção, ele gera uma resposta inflamatória que pode levar a uma série de complicações. Essa é a chamada Sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada. A Sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil, de acordo com

Para orientar sobre prevenção, tratamento e sintomas da Sepse, alunos de Medicina realizaram uma ação de conscientização na Escola Mário Quintana, em Passo Fundo.

O objetivo da atividade foi popularizar o conhecimento sobre a Sepse, causa de morte notável no contexto hospitalar, e também familiarizar estudantes do 2º e 3º ano do com a prática em saúde e conhecimento científico.

A atividade foi uma oportunidade para os futuros médicos compartilharem seus conhecimentos com estudantes de ensino médio. “Entrei na faculdade de Medicina em agosto de 2020 e, por ter entrado em meio a pandemia da Covid-19, não tinha tido até então oportunidades de realizar uma atividade de extensão. Apresentar uma palestra sobre Sepse para os alunos do ensino médio do colégio Mário Quintana foi uma experiência enriquecedora. Estudei e aprendi mais sobre esse tema tão importante e tive a oportunidade de treinar aspectos que muitas vezes não exercitamos dentro da sala de aula, como a comunicação em público”, destacou a acadêmica Júlia Giongo Pretere.

A ação envolveu os alunos Matheus Zanco e Nathalia Dal-Ros, do sexto nível e do nono nível de Medicina na IMED, e Alana Pretto e Julia Pretere, do sexto e do terceiro semestre de Medicina na UPF. A realização foi da Liga Acadêmica, que é regulamentada pela IMED e pelo Hospital de Clínicas. Mais informações sobre a Liga podem ser encontradas pelo Instagram @lami.imed.

Referência: Pfizer