10/09/2019
Escola de Negócios promove Macro Challenge

Por: Eduarda Ricci Perin

Atividade integradora e gamificada reuniu alunos de seis disciplinas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

Desafiar, integrar e incentivar o trabalho em equipe foram os objetivos do Macro Challenge, evento interdisciplinar promovido pela Escola de Negócios da IMED na noite desta segunda-feira (09). A atividade reuniu mais de 120 alunos de seis disciplinas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Segundo o coordenador do curso de Administração da IMED, Guilherme Moraes Vargas, o evento interdisciplinar dividiu os alunos em 12 grupos, proporcionando uma grande disputa relacionada a questões das disciplinas. “Tivemos rodadas de perguntas e respostas pelo Kahoot e um desafio inicial que durou o evento todo com a apresentação de um pitch no final para uma banca avaliadora”, conta o professor.

O evento teve como ponto de partida uma experiência na disciplina de Microeconomia, ministrada no semestre passado pela professora Dra. Giana de Vargas Mores, que propôs uma atividade integradora a fim de potencializar a visão holística da formação. Para a professora, neste semestre, com o apoio da coordenação e dos professores da Escola de Negócios, foi possível ampliar a atividade. “Com base no perfil do egresso, atividades como esta intensificam o trabalho em equipe, o empreendedorismo e a capacidade de resolver problemas complexos a partir de uma abordagem interdisciplinar, além do momento de integração entre as turmas”, destacou a professora.

Para o acadêmico de Administração, Letieri Teixeira e Silva, ações interdisciplinares como o Macro Challenge viabilizam a aplicação dos conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula em situações reais, enfrentados pelo mundo corporativo diariamente. “Por meio da interdisciplinaridade proposta pela atividade é possível enriquecer a troca de conhecimento entre acadêmicos, estreitar os vínculos entre as turmas, incentivar o trabalho em equipe e proporcionar uma visão diferente para o mesmo fato”, enfatizou. Para o acadêmico, a atividade também permite a criação de um ambiente propício para a troca de ideias entre alunos de diferentes semestres, convergindo em soluções muito mais completas.