16/09/2019
Engenharias de olho no futuro

Acadêmicos participam de Waste Route Day, oportunizando o contato com empresas de transformação de resíduos

A IMED possui em seu DNA o empreendedorismo, a inovação e a excelência acadêmica, e a partir de sua proposta pedagógica e diretrizes curriculares, instiga seus alunos a saber como fazer e a resolver problemas reais.

Com o intuito de oportunizar aos acadêmicos dos Cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção da IMED o contato com empresas que tratam e transformam resíduos em matérias primas e produtos acabados, com alto valor agregado, tecnologia de ponta e de forma ambientalmente correta, os alunos das Disciplinas de Tratamento de Resíduos e Química para Engenharias participaram de visitas técnicas durante a segunda edição do Waste Route Day.

A atividade, que integra semestralmente o cronograma de visitas técnicas e trabalhos de campo das Engenharias, oportunizou o contato dos acadêmicos com a realidade das empresas Fuga Sebos e ECOresinas.

Em Vila Maria, na Fuga Sebos, a turma pode conhecer todo o fluxograma de transformação de resíduos de origem animal em matérias primas para utilização em rações para cães e peixes, óleo para fabricação de biodiesel e efluentes que serão transformados em energia.

Na mesma rota, na cidade de Camargo, foi a vez dos estudantes acompanharem a rotina da empresa de processamento de materiais poliméricos, a ECOresinas, com obtenção de polietileno de RSS, ou seja, sacolas plásticas inservíveis se transformando novamente em matéria prima.

Com reuso das águas e tratamento de efluentes, é uma indústria modelo em sustentabilidade e criação de emprego e renda.

Os alunos foram acompanhados pelo professor Me. Rudimar Pedro.