19/07/2021
Enem 2021: Tudo o que você precisa saber

Por: Daniel Santos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é bem conhecido dos brasileiros. É a principal forma de ingressar no ensino superior. Na IMED, o resultado também é utilizado no processo seletivo para entrada em seus cursos de graduação. Os estudantes que optarem por não fazer o vestibular podem utilizar o aproveitamento da nota do Enem.

Para o curso de Medicina, ter feito a prova do Enem é o principal requisito para ingressar no curso, pois ela substitui o vestibular.

DÚVIDAS FREQUENTES

Quem pode participar do Enem?

Todas as pessoas que concluíram o ensino médio.

Como fazer a inscrição para o Enem?

A inscrição para o Enem é feita exclusivamente pelo site oficial do exame, normalmente ocorre, nos meses de junho e julho.  É necessário preencher o formulário de inscrição. O prazo de inscrição é amplamente divulgado pelos veículos de comunicação e pelos canais oficiais do MEC.

Como é a prova digital na edição de 2021 do Enem?

A estrutura e logística da versão digital do Enem serão as mesmas do exame tradicional. A aplicação do Enem Digital 2021 é idêntica a do Enem impresso. A estrutura também permanece com 45 questões de cada área do conhecimento mais uma redação, que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas.

A única diferença é que, no Enem Digital, as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser escrita à mão.

Qual é o tempo de duração da prova do Enem?

No primeiro dia, o tempo total destinado para os candidatos é de 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo, a duração é de 5 horas.

O que é preciso levar para o Enem 2021

• Documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto.

• Caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente.

• Cartão de confirmação de inscrição.

• Declaração de Comparecimento do Enem impressa, para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O que não pode levar no dia da prova?

Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos)

Caneta que não seja de material transparente

Óculos escuros

Lapiseira, lápis e similares

Livros e anotações

Chaves, relógios

Boné ou chapéu

Fone de ouvido ou similares

Como usar a nota do Enem para ingressar na IMED?

Na IMED, é possível optar pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio em vez de realizar a prova. O candidato que escolher essa forma de ingresso deverá informar o ano de realização da prova correspondente à nota que deseja utilizar para concorrer a vaga.

As bolsas do Prouni disponibilizadas pela Instituição também são por meio do Enem.

Como obter bolsa Prouni através do Enem?

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

Acesse o conteúdo Fui mal no Enem. E agora?