03/01/2019
Disciplina de férias debateu Direito Econômico

Por: Daniel Santos

A disciplina de férias do curso de Direito da IMED, ministrada pelo professor Leandro Caletti, sobre Direito Econômico, frequentada por 38 alunos, disponibilizou o contato dos estudantes com as teorias econômicas e de direito concorrencial contemporâneas, sem, no entanto, impedir os espaços para aberturas sistêmicas e interdisciplinares. Foi de conformidade com essas aberturas interdisciplinares que os acadêmicos foram exortados a contextualizar fatos econômicos contemporâneos em duas obras da clássica literatura brasileira – Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado –, lidas e fichadas em comparação com a matéria acadêmica.

A última aula da disciplina contou com duas atrações especiais. Em um primeiro momento, professor e alunos receberam convidados estrangeiros para a discussão do tema: Economia Globalizada e Fluxos Migratórios. Participaram Aliou Thiam, imigrante senegalês, Estrel Sidiga, imigrante sudanesa, e Omar Elouaddi, imigrante marroquino. Depois, no momento final da matéria, os alunos participaram de uma competição virtual com a utilização do app Kahoot®.

Para o professor Leandro Caletti, o plano de aula da disciplina foi montado integralmente para que viabilizasse aberturas temáticas, como a com a literatura brasileira, e aproximações com cenários atuais de Direito Econômico, como os reflexos transnacionais da nova lex mercatoria, por exemplo. “O contato dos acadêmicos com a preparação de cada aula e com os métodos de difusão do conhecimento que produziram tornou o aproveitamento da disciplina excelente. Igual modo, a disciplina se valeu da metodologia ativa “sala de aula invertida” para que, de forma supervisionada, os próprios alunos manejassem as mais importantes obras da literatura de Direito Econômico e as apresentassem, em regime de seminários de ampla participação, aos demais discentes e ao professor”, declara Caletti.

A disciplina encerrou no dia 21 de dezembro.