11/09/2019
Diálogos dirigidos no Direito contribuem na formação profissional

Por: Daniel Santos

Atividade ocorre na turma de Estágio II – Penal

Uma das metodologias utilizadas com a turma de Estágio II – Penal corresponde a diálogos dirigidos com profissionais da área do Direito para que possam contribuir com a melhor formação dos estudantes. “A turma de Estágio II - Penal é disponibilizada aos alunos que estão no IX semestre de graduação e que tenham optado pelo estágio em direito penal e processo penal, sendo neste semestre a turma piloto em Estágio II. Vinculada ao NUJUR, esta disciplina oferece aos alunos, entre outras competências, a capacitação de uma formação completa envolvendo teoria, prática e oralidade para que o aluno esteja preparado para o enfrentamento da carreira jurídica” relata a professora Raquel Soveral.

No primeiro encontro, os estudantes receberam o convidado Dr. Antônio Eliseu Hildebrando de Arruda, juiz aposentado que atuou na área penal na comarca de Passo Fundo, hoje é advogado.  Durante a conversa foi explicado os principais pontos em que os alunos encontram dificuldade: A realização do exame da OAB e da futura atuação profissional, além de experiências vivenciadas na área.

No segundo, a turma recebeu a professora Declaine Fávero Tomé, há mais de 30 anos na docência, ela trouxe considerações sobre competências da dicção e oratória, contribuindo para o desenvolvimento da postura e da oratória sobre arte de falar em público.

As atividades foram desenvolvidas durante os meses de agosto e setembro no turno da manhã.